Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Sesi-SP larga com vitórias no Brasileiro de goalball

A equipe paulista venceu duas partidas no feminino e uma no masculino na abertura da Série A

Jéssica Vitorino em ação de arremessar a bola. Ela está sozinha na imagem e, fundo, há o o gol e a logo do Campeonato Brasileiro de goalball, sob um banner roxo (Foto: Taba Benedicto/CBDV)
(Foto: Taba Benedicto/CBDV)

Foi dada a largada para a Série A do Campeonato Brasileiro de goalball. Reunindo 12 equipes no masculino e dez no feminino, a competição começou neste domingo (24), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo-SP. O principal destaque do primeiro dia ficou com o Sesi-SP, atual campeão de ambos os torneios. A equipe paulista venceu duas partidas no feminino, com 10 a 0 sobre a Adevlasc e 10 a 0 diante da Apae, e uma no masculino, com um 10 a 0 sobre a Amacap.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Maior vencedor do torneio feminino, o Sesi fez o jogo de abertura da Série A contra o Adevlasc. Contando com quatro jogadoras da seleção brasileira, as paulistas se impuseram sobre o time catarinense e venceram por game, que é quando uma equipe abre dez gols de vantagem sobre a outra. O placar foi encerrado em 10 a 0, ainda no início do segundo tempo. Jéssica marcou três gols. Já no fim do dia, o Sesi voltou à quadra para encarar a APAE Leopoldina, de Minas Gerais, e venceu por 10 a 0.

A competição feminina conta com dez equipes, que estão divididas em dois grupos de cinco. Após jogarem entre si em turno único, as duas melhores de cada chave avançam às semifinais. Com as duas vitórias, o Sesi já aparece na liderança do grupo A. Nos outros jogos da chave, a AMC venceu o IERC por 4 a 2, com quatro gols de Neusimar, e a IERC passou por Adevlasc por 9 a 4. Pelo grupo B, o Cetefe, que foi vice-campeão na última temporada, bateu o Insep por 7 a 2, enquanto o Santos ganhou do Athlon por 4 a 1.

Torneio masculino

Entre os homens, o Sesi derrotou a Amacap, também por 10 a 0. O experiente Josemarcio da Silva, o Parazinho, campeão paralímpico em Tóquio 2020, foi o artilheiro da partida com seis gols. “Primeiramente, gostaria de agradecer a todos que estão acompanhando o Campeonato Brasileiro de goalball. Foi muito bom para uma estreia. Eles vieram com uma proposta defensiva, mais recuada. Nós tivemos paciência para trabalhar em cima disso para concluir os gols. A gente sabe que, com uma defesa recuada, é mais difícil, tem que construir aos poucos e com paciência e nós tivemos essa maturidade”, disse Parazinho. André Dantas, que integrou a seleção brasileira na campanha do terceiro título mundial no ano passado, anotou os outros quatro tentos.

O torneio masculino reúne 12 times, divididos em três grupos de quatro. Cada equipe enfrenta os outros três adversários de sua chave. Dessa forma, avançam para o mata-mata os oito melhores times da classificação geral da primeira fase, independentemente de que grupo estejam. No outro jogo do grupo A, onde está o Sesi, Apace e Athlon empataram em 6 a 6, em um duelo emocionante no minuto final. A equipe paulista vencia o duelo por 5 a 4 quando a Apace empatou quando restava 30 segundos para o fim do confronto. No entanto, por conta de uma penalidade, o time paulista voltou a frente, em 6 a 5. Por fim, no último lance da partida, a Apace voltou a empatar, fechando o duelo em 6 a 6.

Disputa do grupo B

Já no grupo B, os atuais vice-campeões do Cetefe bateram o Acesa por 6 a 2, enquanto o Urece ganhou da Icemat pelo placar de 11 a 4. Por fim, no grupo C, Santos triunfou diante do Uniace, por 13 a 5, na partida com mais gols do dia, enquanto IRM superou o Cidep, por 12 a 2.

Assim, o Campeonato Brasileiro de goalball será disputado até a próxima sexta-feira (29), no CT Paralímpico. Além disso, o SporTV 3 transmitirá as finais do torneio. O acesso do público ao evento é gratuito.

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Paralimpíada Todo Dia