Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Marco Túlio de Cruz bate recorde nacional no Meeting Paralímpico de Brasília

Atletas se reuniram em Brasília para participar do Meeting Paralímpico, circuito nacional com provas de atletismo, halterofilismo e natação

Marco Túlio comemora ao bater o recorde nacional no Meeting Paralímpico de Brasília (Foto: Saulo Cruz/CPB)
(Foto: Saulo Cruz/CPB)

No último sábado, dia 16, ocorreu a etapa de Brasília do Meeting Paralímpico Loterias Caixa, um evento de grande importância para atletas que competem em natação, atletismo e halterofilismo. Um dos momentos mais notáveis ​​do dia foi do mineiro Marco Túlio de Cruz. O atleta alcançou um novo recorde brasileiro na categoria até 49 kg ao levantar 152 kg no supino, garantindo a medalha de ouro. Vale lembrar que o recorde anterior era de João Maria França Júnior, do Rio Grande do Norte, com 151 kg em novembro de 2019.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Destaques

Marco Túlio, validou 152 kg no supino e levou o ouro para casa neste sábado de Meeting Paralímpico. O jovem de 20 anos treina no Centro de Referência de Uberlândia e vem se destacando também no cenário mundial. Isso, porque Marco alcançou recentemente um recorde mundial na categoria Júnior até 54 kg e conquistou ouro no Parapan de Jovens em Bogotá. Ele agora visa levantar 160 kg até a final do ano.

“Minha meta é seguir evoluindo as minhas marcas. Mudei de categoria há pouco e estou observando que estamos no caminho certo. O meu objetivo até o fim do ano é levantar 160 kg. Vou continuar treinando para conseguir o feito”, afirmou o atleta.

Já Ana Paula Marques também se destacou no halterofilismo ao conquistar o ouro na categoria até 61 kg. Na natação, Arthur Xavier, de 16 anos, impressionou-se na classe S14, ganhando ouro nos 100 milhões de livres, 100 milhões de costas e 200 milhões de livres. Por fim, no atletismo, Hentony Carvalho, de 16 anos, teve um desempenho notável nas corridas de 100m e 400m da classe T47, com tempos que o colocaram entre os melhores do mundo em 2023.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O que é o Meeting Paralímpico?

O Meeting Paralímpico de Brasília contou com a participação de 250 atletas em provas de atletismo, halterofilismo e natação, realizadas em diferentes locais da capital. Este ano, o evento já passou por várias cidades e visitará mais dez capitais brasileiras até o final do ano, incluindo Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba e São Paulo. Agora, a próxima etapa está agendada para a capital cearense e deverá ocorrer em 24 de setembro, com competições de atletismo e natação. Com isso, o evento tem como objetivo promover o paradesporto em todo o Brasil, reunindo talentos emergentes e atletas de elite.

*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)

Como jornalista e atleta de tiro com arco, me vejo fascinada por contar histórias de como sonhos olímpicos se realizam. Vamos Brasil!

Mais em Paralimpíada Todo Dia