Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Apace larga bem na luta pelo bi do Brasileiro de futebol de cegos

Primeira rodada tem goleiros como destaque, e apenas três equipes saem de quadra com três pontos

Jardiel é abraçado pelo goleiro Matheus Costa, e está próximo de Jonatan. Do lado esquerdo da foto, árbitra Klévia está com o braço esquerdo erguido e o punho cerrado indicando a marcação do gol (Foto: Taba Benedicto/CBDV)
(Foto: Taba Benedicto/CBDV)

A primeira rodada do Campeonato Brasileiro de futebol de cegos, disputada nesta segunda-feira (11), em São Paulo-SP, viu a atual campeã Apace (Associação Paraibana de Cegos) ser uma das poucas equipes a sair de quadra com os três pontos: fez 2 a 0 na Urece, do Rio de Janeiro-RJ, em confronto que abriu a competição no Centro de Treinamento Paralímpico. Com apenas quatro gols marcados em seis partidas, os destaques foram os goleiros e as traves, como você pode conferir através deste link.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

O ala Jardiel, um dos oito medalhistas de bronze da seleção brasileira na última Copa do Mundo, realizada no mês passado, na Inglaterra, foi o autor dos dois gols dos paraibanos. Além disso, os outros gols do dia saíram dos pés do costa-riquenho Angel Flores, que marcou na vitória por 1 a 0 da Acergs-RS (Associação dos Cegos do Rio Grande do Sul) sobre a Escema (Escola de Cegos do Maranhão), e do brasileiro Maxwell, autor do gol da AMC (Associação Mato-Grossense de Cegos) no triunfo por 1 a 0 diante do CFCP (Clube de Futebol para Cegos do Pará).

Nesta terça (12), mais seis confrontos movimentam o campeonato, que será disputado até o dia 17 de setembro, com a final transmitida ao vivo pelo SporTV. Além disso, as quartas de final e semifinais passarão no YouTube da CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro).

Sobre o Brasileiro de futebol de cegos

A edição de 2023 do Brasileiro de futebol de cegos conta com 12 equipes divididas em três grupos. Elas jogam entre si em turno único. Assim, avançam às quartas de final as oito mais bem classificadas no geral, independentemente dos grupos a que pertençam. Por fim, caem para a Série B as três piores na classificação geral.

A primeira competição de futebol de cegos de caráter nacional ocorreu em 1986. A CBDV administra a modalidade desde a edição de 2011. Na história, o ICB-BA (Instituto de Cegos da Bahia) é o maior vencedor, com sete conquistas.

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Visuais

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Paralimpíada Todo Dia