Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil vence na estreia da Copa do Mundo de Bocha em Fortaleza

Na etapa cearense da Copa do Mundo, atletas do Brasil estrearam com vitórias em categorias diversas da competição

Na imagem, paratletas do Brasil na Copa do Mundo de Bocha.
Paratletas do Brasil na Copa do Mundo de Bocha. Foto: Grazie Batista

Fortaleza recebe do dia 2 ao dia 9 de setembro uma etapa da Copa do Mundo da bocha paralímpica, com a presença de representantes de 20 países. Esta é a terceira vez que o país recebe a competição e a primeira vez na região nordeste. A etapa conta pontos no ranking mundial na caminhada rumo a Paris 2024. Esta segunda-feira (3) foi dia rolar as bolinhas e começar a competição de fato.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Primordialmente, na Copa do Mundo, estão presentes 93 atletas entre homens e mulheres que disputam o título da etapa. Assim, entre outros personagens, veio Claire Taggart, do Reino Unido, medalha de ouro da classe BC2 no Mundial do Rio 2022. Bem como a medalhista de bronze na mesma competição Yuen Kei Ho, de Hong Kong, pela classe BC3. Além disso, o Brasil tem como destaque Andreza Vitória, da classe BC1. Por outro lado, no masculino, tem o jovem argentino Luis Cristaldo, primeiro do ranking na classe BC2, posição que o veterano Maciel Santos quer voltar a ocupar.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Nascido em Crateús, município do Ceará, Maciel é o principal destaque do estado competindo em casa. Ademais, está na quinta posição do ranking mundial na classe BC2 e reafirma o desejo de retomar a primeira colocação: “A modalidade cresceu muito em todo o mundo, o nível está muito alto, decisões apertadas, partidas sendo definidas nos detalhes. Estou muito focado para mostrar todo o trabalho que viemos fazendo. Quero representar bem meu país e com certeza darei meu melhor”, finaliza. Hoje o atleta é radicado no estado de São Paulo, atuando pelo clube ADMC, de Mogi das Cruzes.

Nordeste em peso

O Nordeste do Brasil tem outros representantes na Copa do Mundo. Desse modo, além de Maciel Santos, o potiguar Iuri Tauan e a pernambucana Andreza Vitória, atual campeã mundial e primeira colocada no ranking internacional na classe BC1, são os principais nomes. Para Andreza, o desafio é grande: “O nível da competição está muito alto, mas eu quero garantir que o ouro fique em casa. Estou trabalhando muito para deixar essa vitória aqui no meu Nordeste”. Sobre o favoritismo, ela comenta: “Estou nervosa porque sinto (a pressão do favoritismo) mas estou aprendendo a lidar com isso. Batalhei muito para ser reconhecida e quero dar meu melhor sempre”, completou.

*Com informações de Comunicação ANDE (assessoria).

Resultados do dia

Confira os resultados das partida que tiveram paratletas do Brasil na disputa:

  • Andreza Vitória 5 x 1 Handayani Handayani (IDN) – BC1 fem.;
  • José Carlos Chagas 5 x 2 Kam Chau Chan (HKN) – BC1 masc.;
  • Iuri Tauan 0 x 11 Hidetaka Sugimura (JAP) – BC2 masc.;
  • Iuri Tauan 4 x 3 Dubier Paredes (MEX) – BC2 masc.;
  • Maciel Santos 2 x 4 Felix Yudha (IDN) – BC2 masc.;
  • Evani Soares 5 x 3 Maria Izaza (COL) – BC3 fem.;
  • Evani Soares 6 x 2 Nurulasyiqa Taha (SIN) – BC3 fem.;
  • Evelyn de Oliveira (bye) – BC3 fem.;
  • Evelyn de Oliveira 10 x 0 Sze Ning Toh (SIN) – BC3 fem.;
  • Mateus Carvalho 7 x 1 Ryan Rondeau (CAN) – BC3 masc.;
  • Mateus Carvalho 5 x 2 Kazuki Takahashi (JAP) – BC3 masc.;
  • Josiane Silva 8 x 2 Leidy Chica Chica (COL) – BC4 fem.;
  • André Martins 0 x 10 Yuk Wing Leung (HKN) – BC4 masc.;
  • André Martins 5 x 0 Iulian Ciobanu (CAN) – BC4 masc.;
  • Eliseu Dos Santos 8 x 4 Nick Taylor (EUA) – BC4 masc.; e
  • Eliseu Dos Santos 6 x 5 Jean-Paul La Fontaine (AUS) BC4 masc.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia