Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Evânio Rodrigues fica em 8º lugar no Mundial de halterofilismo

Baiano ergueu 196kg e terminou na oitava colocação no Mundial de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos

Evânio Rodrigues vibra com atuação no Mundial de halterofilismo paralímpico; Ailton Souza
(Foto: Alessandra Cabral/CPB)

O baiano Evânio Rodrigues da Silva ficou em oitavo lugar na disputa da categoria até 88kg no Mundial de halterofilismo paralímpico, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, nesta terça-feira (29). Ele suportou a carga de 196kg em seu segundo levantamento, ficando a 26kg do pódio. Outro brasileiro em ação no dia, Ailton Souza (80kg) não teve movimentos válidos.

Medalhista de bronze no Mundial de 2017, Evânio Rodrigues marcou 196kg para ficar em oitavo lugar. Ele não estava 100% fisicamente, como afirmou após a prova, pois sentiu dores no cotovelo. O primeiro colocado da categoria até 88kg foi o jordaniano Abdelkareem Khattab, com 251kg. O chinês Jixyiong Ye levou a prata com 234kg, enquanto o egípcio Mohamed Elelfat anotou 222kg para ficar com o bronze.

Outro brasileiro em ação no dia, o paraibano Ailton Souza tentou por três vezes erguer 186kg na disputa da categoria até 80kg, mas não teve os movimentos válidos. Caso tivesse obtido êxito, ele teria batido seu recorde pessoal. O pódio foi formado pelo iraniano Roohallah Rostami, que levantou 232kg, pelo chinês Xiaofeei Gu, com 231kg, e pelo iraquiano Rasool Mohsin, com 226kg.

Mundial histórico

Com o resultado dos dois atletas, o Brasil encerrou sua participação nas disputas individuais do Mundial de halterofilismo. O país acumulou três medalhas na competição, sendo dois ouros e um bronze. Pela categoria adulta, Mariana D’Andrea (79kg) levou o ouro, enquanto Lara Lima (41kg) ficou com o bronze. Já no júnior, a mesma Lara Lima faturou o bronze.

As medalhistas brasileiras estarão juntas nesta quarta-feira (30) para a competição por equipes do Mundial. O Brasil terá um time feminino, que contará com Lara, Mariana e Tayana Medeiros, que comepte na categoria até 86kg. A disputa será em formato de grupos, em que os dois primeiros colocados avançam à semifinal. Cada atleta realizará um movimento. O grupo do Brasil conta com China, Colômbia, Tailândia e México B.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia