Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Fernando Rufino e Igor Tofalini repetem dobradinha no Mundial

Repetindo últimos anos, Brasil domina VL2 masculino no Mundial de paracanoagem e faz dobradinha de ouro e prata

Fernando Rufino e Igor Tofalini no pódio do VL2 200m no Mundial de paracanoagem
(Foto: Fábio Canhete/CBCa)

Assim como aconteceu em 2022, o Brasil dominou a prova do VL2 200m no Mundial de paracanoagem, que acontece em Duisburg, na Alemanha. Outra vez, o país fez dobradinha de ouro e prata na prova, agora com posições inversas em relação ao último ano: Fernando Rufino levou o título, enquanto Igor Tofalini ficou com o vice-campeonato. Agora, o Brasil já tem cinco medalhas na competição.

Atual campeão paralímpico da prova, o Rufino travou um duelo particular com Tofalini. O Cowboy manteve a liderança na maior parte da prova, chegou a ser ameaçado, mas conseguiu se sustentar bem e levou a vitória. Ele marcou 50s344 e ficou com o ouro, enquanto o compatriota anotou 51s229 para levar a prata. O norte-americano Steven Haxton completou o pódio, com 52s089.

Hegemonia brasileira

Esta é a terceira medalha de Fernando Rufino na prova do VL2, sendo a segunda de ouro. Ele já havia sido campeão mundial em 2021, poucos dias após seu título paralímpico em Tóquio-2020. Assim, o sul-mato-grossense de 38 anos igualou-se a Igor Tofalini como os brasileiros com mais títulos mundiais nesta prova. Além de 2022, Igor levou o ouro em 2018. Em 2019, o ouro ficou com Luis Carlos Cardoso.

Fernando Rufino cumprimenta seu treinador
Fernando Rufino chegou à terceira medalha mundial no VL2 (Foto: Fábio Canhete/CBCa)

“Esta medalha de ouro é mais do que uma conquista pessoal para mim. Ela representa a superação de desafios, a dedicação incansável e o apoio incrível que recebi de todos ao meu redor. Essa vitória e para todos que acreditaram em mim e para todos que buscam superar as adversidades. Foi uma prova muito difícil, muito técnica. Tivemos que fazer muito leve durante a prova. Graças a Deus, estou muito feliz! Vai Brasil”, disse Rufino, que ficou paraplégico aos 21 anos após um acidente.

Além da medalha, Fernando Rufino classificou o Brasil para os Jogos Paralímpicos Paris-2024 no VL2. é preciso lembrar que as vagas na paracanoagem não são nominais, ou seja, pertencem ao país, não atleta. Assim, caberá à Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) escolher o representante para utilizá-la, a partir de seus critérios.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia