Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Medalhistas mundiais se destacam no Meeting Paralímpico do Rio

Brasileiros se reuniram no Rio de Janeiro para participar da etapa do Meeting Paralímpico, torneio preparatório para o Mundial de Dubai.

Douglas Matera conquista três ouros no Meeting Paralímpico do Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/CBP)
(Foto: Divulgação/CBP)

Neste sábado (12), ocorreu o Meeting Paralímpico Loterias Caixa, uma competição de destaque para atletas de natação, atletismo e halterofilismo. O torneio ocorreu no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN) no Rio de Janeiro, e contou com a participação tanto atletas em ascensão quanto medalhistas mundiais. Além disso, um dos principais destaques do dia foi de Douglas Matera, atleta de natação da classe S12 (baixa visão) e detentor da 100ª medalha de ouro da Seleção Brasileira de Natação em Mundiais.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Destaques

Douglas Matera conquistou medalhas de ouro nas provas dos 100m livre, 100m borboleta e 200m medley, mostrando sua excelência na natação adaptada. Por isso, expressou sua crença no investimento do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) ao afirmar que, da mesma forma que surgiu nessa competição, outros atletas de relevância mundial também surgirão.

Além disso, o halterofilista Gustavo Souza, competindo na categoria acima de 107kg, trouxe entusiasmo ao quebrar o recorde brasileiro após levantar 232kg. Gustavo, que superou uma amputação na perna direita devido a uma má-formação, refletiu sobre sua experiência em competir em casa e sua evolução pessoal, visto que no evento anterior queimou todas as tentativas. Sua conquista recente não apenas quebrou um histórico desafiador, mas também o preparou para o Mundial de Dubai, demonstrando a superação pessoal e o profissionalismo que ele trouxe para o halterofilismo paralímpico.

O que é o Meeting Paralímpico?

A competição, idealizada e organizada pelo CPB, busca atualizar os tradicionais Circuitos Loterias Caixa ao oferecer provas de atletismo, natação e halterofilismo. Esta edição do evento contou com a participação de 277 atletas de 13 estados e do Distrito Federal, competindo em diferentes modalidades. Ademais, o Meeting ajuda a fortalecer a comunidade paralímpica no Brasil, proporcionando oportunidades valiosas para atletas em busca de excelência.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Desafio CBAt/CPB

Além disso, o evento também incluiu o Desafio CBAt/CPB, com a participação de 49 atletas paralímpicos, incluindo o campeão mundial de atletismo, Ricardo Mendonça da classe T37. Após correr nos 100m, o velocista compartilhou sua empolgação por competir no Rio de Janeiro e considerou a cidade como um celeiro de grandes atletas. Em seguida, Ricardo segue para seus próximos desafios, como os Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile, e também o Mundial de Kobe, no Japão.

*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)

Como jornalista e atleta de tiro com arco, me vejo fascinada por contar histórias de como sonhos olímpicos se realizam. Vamos Brasil!

Mais em Paralimpíada Todo Dia