Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Mariana D’Andrea levanta maior peso do mundo no Nacional

Disputando a categoria até 79 kg, a brasileira atingiu a marca de 150 kg

Mariana D'Andrea halterofilismo CT Paralímpico
(Divulgação/CPB)

A campeã paralímpica Mariana D’Andrea quebrou o recorde brasileiro na categoria até 79kg na abertura da Segunda Fase Nacional de halterofilismo paralímpico, ao suportar a marca de 150kg. Além disso, o feito é superior ao atual recorde mundial da categoria, de 145kg, Porém, o recorde de Mariana não terá validade internacional, pois o Circuito não obedece a todos os critérios estabelecidos pelo Comitê Paralímpico Internacional.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Vencedora dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 na categoria até 73kg, a paulista Mariana D’Andrea passou a competir nos 79kg em 2023. Ela própria já havia estabelecido o recorde brasileiro na nova categoria: 142kg levantados durante a Primeira Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa, em março.

“Essa era uma marca que não pretendíamos fazer agora. Mas, conforme a competição avançou, senti que estava muito bem e meu treinador sugeriu que já tentássemos, para reforçar nossa preparação para o Mundial. Estou muito feliz, porque venho dando meu melhor. Essa semana senti um pouco de dor, tive medo de que isso me prejudicasse, então fiquei muito emocionada quando vi que deu tudo certo e nada poderia me atrapalhar”, afirmou Mariana, que tem nanismo e representa o clube AESA – ITU.

Esta é a última competição nacional antes de dois compromissos da Seleção Brasileira em agosto. Nos dias 3 e 4, 18 halterofilistas disputam as Seletivas para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile, que acontecerão em novembro. Em seguida, 23 atletas da modalidade disputam o Mundial de Dubai, a partir do dia 22.

Outros recordes nacionais

Além de Mariana, outras três atletas que participarão do Mundial da modalidade, em Dubai, quebraram recordes nacionais. Também na abertura do Circuito Loterias Caixa, Maria Rizonaide quebrou o recorde brasileiro da categoria até 50kg, ao levantar 100kg em sua terceira tentativa.

“Hoje foi a melhor competição da vida. Estava muito tranquila, consegui controlar tudo. Estou amadurecendo. Eu já estava treinando para fazer isso aqui. Na segunda tentativa, fiz 97kg e já era quebra de recorde. Então decidi ir para as cabeças no último levantamento e deu certo. Agora, em Dubai, se Deus quiser, vou fazer essa marca aqui e talvez até melhor”, comemorou Maria.

Na sequência, a carioca Tayana Medeiros estabeleceu o novo recorde brasileiro na categoria até 86kg com a marca de 140kg. Por fim, a mineira Cristiane Alves Reis bateu o recorde nacional da categoria até 55kg ao suportar 95kg.

Assim, o Circuito continua até o final da manhã deste domingo (30), com as provas masculinas. A competição nacional é organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e conta com participação de 84 atletas de 11 estados (AM, MG, PA, PB, PE, PR, RJ, RN, SC, SE e SP) e do Distrito Federal.

*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Paralimpíada Todo Dia