Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Mariana Gesteira bate índice no Open Internacional de natação

A nadadora fluminense conseguiu o índice para o Mundial na prova dos 50m livre

Mariana Gesteira em ação durante competição de natação (Foto: Alessandra Cabral/CPB)
(Foto: Alessandra Cabral/CPB)

A fluminense Mariana Gesteira, 27, atual campeã mundial nos 50m e 100m livre da classe S9, bateu o índice para o Mundial de natação paralímpica de Manchester-ING, nesta sexta-feira (28), segundo dia do Open Internacional da modalidade, competição realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), desde a quinta-feira (27), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo-SP. A competição reúne 78 atletas do Brasil, Paraguai e da Costa Rica até o final da tarde deste sábado (29).
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Além de Mariana, outros cinco nadadores brasileiros atingiram marcas nesta manhã de sexta-feira para o campeonato na Inglaterra, que será disputado de 31 de julho a 6 de agosto. Entre os atletas com comprometimentos físico-motores, Phelipe Rodrigues, da classe S10, e Patrícia Pereira (S3). Já as irmãs gêmeas Débora e Beatriz Carneiro, bem como João Pedro Brutos são da classe S14 (deficiência intelectual). Assim, eles se somaram aos oito atletas que alcançaram índices na quinta-feira (27), dia de abertura do Open na capital paulista.

Primeiramente, Mariana nasceu com Síndrome de Arnold-Chiari, uma má-formação do sistema nervoso central que afeta a coordenação e o equilíbrio. Estreou em Mundiais na edição do ano passado, na Ilha da Madeira, em Portugal, oportunidade em que também conquistou um bronze nos 100m costas, além das medalhas de ouros nos 50m livre e 100m livre.

Fala de Mariana

Após atingir o índice nos 50m livre nesta sexta-feira, Mariana tem a oportunidade de defender seu título em Manchester. “Em 2022, tive excelentes resultados. Isso me motiva a continuar em busca de melhores marcas para ir a muitos Mundiais. É um sentimento muito positivo, de muita felicidade. Também saí satisfeita pelo tempo (28s82) que fiz na prova. Estou muito animada e me divertindo, o que é importante”, disse a nadadora, bronze nos 100m livre nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 e que foi campeã mundial nos 50m livre com a marca de 28s18. 

Além disso, Phelipe Rodrigues também atingiu o índice nos 50m livre, com o tempo de 23s98. Já Patrícia Pereira alcançou a marca nos 50m peito (59s00). As irmãs Débora e Beatriz, bem como João Pedro Brutos bateram nos 100m peito (1min16s44, 1min17s55 e 1min05s65, respectivamente).

*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Paralimpíada Todo Dia