Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

CPB anuncia campeões por modalidade do Prêmio Paralímpicos

Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou os atletas ganhadores dos prêmios individuais de 24 modalidades do Prêmio Paralímpicos

CPB - Prêmio Paralímpicos - Petrúcio Ferreira posa para foto com o troféu
Petrúcio Ferreira foi o melhor do atletismo (Foto: Ale Cabral/CPB)

A 11ª edição do Prêmio Paralímpicos, maior premiação do paradesporto nacional e organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), homenageou atletas de 24 modalidades na noite desta quarta-feira, 8, em cerimônia realizada no Tokio Marine Hall, em São Paulo.

+ Alison dos Santos e Rebeca Andrade vencem Prêmio Brasil Olímpico

A eleição dos vencedores, que se destacaram em competições nacionais e internacionais em 2022, foi feita por uma comissão interna do CPB, a partir de uma lista enviada pelas confederações responsáveis por cada uma das modalidades representadas na premiação. Vale destacar que atletismo, halterofilismo, natação e tiro esportivo são modalidades gerenciadas pelo próprio CPB.

“É a coroação de um ano em que tivemos grandes conquistas. Em 2022, tivemos grandes vitórias com equipes coletivas, atletas individuais, fazendo grandes marcas e excelentes resultados. Isso já é uma prévia do que pode acontecer nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Mas, antes, teremos eventos importantes como os Jogos Parapan-Americanos e Mundiais em 2023, nos quais esses atletas vão continuar conquistando medalhas e orgulhar o Movimento Paralímpico do Brasil”, afirmou Yohansson Nascimento, vice-presidente do CPB.

Os ganhadores

Os vencedores foram: Petrúcio Ferreira (atletismo), Vitor Tavares (badminton), Leandro de Miranda (basquete em cadeira de rodas), Andreza Vitória (bocha), Igor Tofalini (canoagem), Lauro Chaman (ciclismo), Jovane Guissone (esgrima em cadeira de rodas), Cristian Ribera (esportes de inverno), Maicon Mendes (futebol de cegos), Moacir Fernando (futebol de PC – paralisados cerebrais), Leomon Moreno (goalball), Mariana D’Andrea (halterofilismo), Rodolpho Riskalla (hipismo), Willians de Araújo (judô), Carol Santiago (natação), Diana Barcelos e Junior Silva (remo), Gabriel Feitosa (rúgbi em cadeira de rodas), Silvana Fernandes (taekwondo), Bruna Alexandre (tênis de mesa), Ymanitu Silva (tênis em cadeira de rodas), Jane Karla (tiro com arco), Alexandre Galgani (tiro esportivo), Jéssica Messali (triatlo) e Janaína Petit (vôlei sentado).

“Isso é fruto de um grande trabalho, estou há nove anos no esporte paralímpico e muito feliz com os resultados da última temporada. Receber um prêmio como esse é um grande reconhecimento para nós, atletas. Participar de uma etapa da Diamond League no ano passado, foi um grande prazer. Foi a primeira participação de um atleta paralímpico, então, levar o nome do paradesporto a esse nível foi uma enorme gratificação”, revelou o paraibano Petrúcio Ferreira, que bateu o recorde mundial nos 100m com a marca de 10s29 e, nos 200m,com 20s83.

“O que me motiva é acreditar no desafio de estar novamente em uma edição de Jogos Paralímpicos, viver aquilo tudo de novo. Desta vez, com o público torcendo. Chego a me emocionar com esse troféu. Tudo pelo que ele representa. Agradeço ao presidente Mizael Conrado por proporcionar a gente chegar bem preparada ao Mundial de natação do ano passado e ter o resultado que a gente teve”, completou a pernambucana Carol Santiago, dona de seis medalhas de ouro e uma de prata no último Mundial de natação.

Carol Santiago se aproxima do totem com o troféu do Prêmio Paralímpicos
Carol Santiago ganhou o prêmio da natação (Foto: Ale Cabral/CPB)

Recordista

Com a conquista desta noite, o esgrimista gaúcho Jovane Guissone chegou a 11 troféus do Prêmio Paralímpicos, todos como o melhor atleta de sua modalidade. Desta forma, ele se igualou ao ex-nadador Daniel Dias como o maior vencedor da premiação. Além disso, Jovane também se mantém como o único esgrimista a conquistar o prêmio desde 2011, ano de estreia do evento. Ele e o jogador de badminton Vitor Tavares são os únicos 100% em suas respectivas modalidades.

“Fico muito feliz com essa quantidade de prêmios igual ao Daniel. Passaram tantos atletas na esgrima e eu continuo conquistando este troféu. Estou muito feliz. Para nós, atletas, é uma grande vitória esse prêmio. Levar esse troféu para casa, além das medalhas, é uma grande honra. Estou desde a primeira edição participando desta premiação e o troféu deste ano está muito lindo. Agradeço ao CPB, à Confederação de Esgrima, ao Bolsa Atleta. Os atletas não são nada sem vocês”, disse o esgrimista. Em 2022, Jovane conquistou o ouro no florete na categoria B, na etapa da Copa do Mundo de São Paulo, e na espada categoria B na etapa da Copa do Mundo da Hungria, no ano passado.

Jovanne Guissone com seu filho sentado ao lado. Ele está com o troféu no colo
Jovanne Guissone recebeu o prêmio com o seu filho (Foto: Ale Cabral/CPB)

Continuação

A premiação continuará nesta quinta-feira, 9, data em que o CPB celebra 28 anos de fundação. A segunda parte do evento será exibida no SporTV 3, ao vivo, sob o comando dos jornalistas Everaldo Marques e Karine Alves, a partir das 19h. Na ocasião, mais 11 troféus serão entregues no Tokio Marine Hall.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Os vencedores que anunciados no segundo dia do Prêmio Paralímpicos pertencem às categorias: Aldo Miccolis, Personalidade Paralímpica, Prêmio Caixa, Memória Paralímpica, Melhor Técnico Individual, Melhor Técnico Coletivo, Prêmio Braskem, Atleta Revelação, Melhor Atleta Masculino, Melhor Atleta Feminino e Atleta da Galera. Apenas essa última categoria será definida por votação popular. Ela está aberta até a noite desta quinta-feira neste link.

Nesta edição, os concorrentes do “Atleta da Galera” são Carol Santiago (natação), Gabriel Araújo (natação), Raíssa Machado (atletismo), Samuel de Oliveira (natação) e Vinícius Rodrigues (atletismo). Uma votação feita entre os colaboradores do CPB, o Conselho de Atletas do Comitê, jornalistas e patrocinadores escolheu os indicados da categoria.

Mais em Paralimpíada Todo Dia