Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Seleção de judô é convocada para primeiro torneio do ano

Circuito do Grand Prix da IBSA começará em Portugal, nos dias 30 e 31 deste mês, e passará por outros três países em 2023

Brenda Freitas judô paralímpico brasil almada seleção brasileira de judô parlímpico
Brenda, de branco, é líder da categoria dela (Renan Cacioli/ CBDV)

A seleção de judô paralímpico do Brasil foi convocada nesta quarta-feira (4) para o primeiro desafio do ano, o Grand Prix da IBSA de Almada, em Portugal. Será a primeira das quatro etapas do circuito internacional programadas para 2023 a ser disputada nos dias 30 e 31 deste mês. O torneio vale pontos para o ranking mundial, base da distribuição da maioria das vagas para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

O Brasil estará representado em Almada por 16 atletas, sendo sete líderes do ranking em suas respectivas categorias. Rosicleide Andrade (48kg da classe J1), Lúcia Teixeira (57kg, J2), Brenda Freitas (70kg, J1), Alana Maldonado (70 kg, J2), Erika Zoaga (+70kg, J1), Rebeca Silva (+70kg, J2), Meg Emmerich (+70kg, J2), Elielton de Oliveira (60kg, J1), Roberto Paixão (60kg, J1), Thiego Marques (60kg, J2), Halley Damião (73kg, J1), Arthur Cavalcante (90kg, J1), Antônio Tenório (90kg, J1), Marcelo Casanova (90kg, J2), Willians de Araújo (+90kg, J1), Sérgio Fernande (+90kg, J1).

Egito, Azerbaijão e Japão

As outras três etapas do circuito da IBSA serão disputadas em Alexandria, no Egito, em março, Baku, no Azerbaijão, em setembro, e Tóquio, no Japão, em dezembro. Além delas, a seleção brasileira de judô paralímpico vai disputar este ano os Jogos Mundiais da IBSA, em Birmingham, Inglaterra, em agosto, e os Jogos Parapan-Americanos, em Santiago, no Chile, em novembro.

+ Ana Moser assume Ministério do Esporte e indica “revolução” na pasta

“As minhas expectativas são as melhores. No ano passado, a seleção fez um trabalho excepcional. A cada campeonato, estávamos mais unidos e isso, automaticamente, gera mais confiança. Terminar 2022 e começar este ano na liderança do ranking é uma responsabilidade muito grande porque as adversárias já me conhecem e cada campeonato será mais desafiador que o outro. Não será fácil, mas vou tentar trazer ótimos resultados para o Brasil”, promete a carioca Brenda Freitas, que lidera a categoria J1 (cegos totais) até 70 kg.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A seleção começa esta temporada embalada pela campanha histórica do ano passado, quando conquistou o Pan do Canadá, em dezembro, ficou em quarto lugar no Mundial de Baku, em outubro, e foi campeã das três etapas do Grand Prix da IBSA: em São Paulo (Brasil), Nur-Sultan (Cazaquistão) e Antalya (Turquia).

Mais em Paralimpíada Todo Dia