Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Seleção brasileira de bocha desembarca no Rio para o Mundial

Seleção brasileira de bocha chega ao Rio de Janeiro para disputar o Mundial da modalidade, que começa em 05 de dezembro

bocha medalha de ouro Mundial Copa do Mundo Veldhoven Holanda

A Seleção Brasileira de bocha desembarcou no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (23) para dar início à preparação para a disputa do Mundial da modalidade, que começa no próximo dia 5 de dezembro, no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, na capital fluminense.

+ Brasil forte no ranqueamento do Parapan de tiro com arco

A principal competição da bocha do ciclo Paris 2024 vai reunir mais de 170 atletas de 41 países em disputas até o dia 13 do mesmo mês. As partidas serão realizadas no mesmo palco onde também foi sede dos Jogos Paralímpicos de 2016. Os jogos de bocha acontecerão nas estruturas das Arena Carioca 1 e a entrada será gratuita ao público.

“A expectativa de chegar no Rio de Janeiro era grande. Não vamos ter o cansaço da viagem como temos quando disputamos competições em outros países. Esse será um ponto muito importante nessa preparação para a disputa do Mundial”, afirmou Eliseu dos Santos, atleta da classe BC4 (atletas com deficiências severas, mas que não recebem assistência).

Eliseu dos Santos Copa América de bocha
Eliseu dos Santos (Foto: WorldBoccia)

Mateus e Evelyn chegam depois

Toda a delegação brasileira viajou nesta quarta-feira, 23, exceção feita aos atletas convocados da classe BC3 – o mineiro Mateus Carvalho e a paulista Evelyn Oliveira. Ambos chegarão ao Rio somente no domingo, dia 27, pois disputaram recentemente a etapa do Bahrein da Copa do Mundo da modalidade. 

“A expectativa está muito grande. Já vamos começar a sentir o ‘clima’ do Mundial, a iniciar a nossa aclimatação. Agora é só realizar os ajustes finais de tudo o que foi treinado no ano inteiro para que possamos ter o melhor desempenho em quadra durante os jogos. Será muito gratificante disputar um Mundial no mesmo local que conquistamos a medalha de ouro nos Jogos do Rio 216”, completou Evani Calado, referindo-se ao pódio obtido por equipes na classe BC3 (para atletas com deficiências severas e que podem usar o instrumento auxiliar calha e ter auxílio de outra pessoa).  

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Os primeiros treinos vão começar nesta quinta-feira, 24. A partir de sexta-feira, 25, as atividades serão em dois períodos.

A competição é organizada e realizada pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE), que rege a modalidade no Brasil. O evento terá transmissão ao vivo pelo Youtube da entidade.

Mais em Paralimpíada Todo Dia