Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Quartas de final do Brasileiro de futcegos são definidas

Oito equipes avançaram e continuam na briga pelo título do campeonato. Partidas eliminatórias iniciam no sábado (12)

Futebol de Cegos - Foto Taba Benedicto CBDV

A primeira fase do Campeonato Brasileiro de futebol de cegos chegou ao fim nesta quinta-feira (10), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Após os seis jogos do dia, foram definidos os oito times classificados para as quartas de final e as cinco equipes que jogarão a Série B no próximo ano.

A Agafuc (RS) venceu mais uma vez e avançou em primeiro lugar com 100% de aproveitamento. Maestro (PR) e Apace (PB) também seguem invictos na competição. Uniace (DF), Apadv (SP), Cedemac (MA), Adesul (CE) e CAP (BA) foram rebaixadas.

+Jovem goleiro brilha, mas Agafuc vence no fim pelo Brasileiro de futcegos

Dona de cinco títulos nacionais, a Agafuc venceu a Uniace por 5 a 0, com três gols de Léo e dois de Nonato, para garantir o primeiro lugar na classificação geral. A equipe gaúcha teve quatro vitórias em quatro jogos, anotou 13 gols e não sofreu nenhum. Nonato e Léo são os artilheiros da competição, com cinco gols cada. Do outro lado, a Uniace ficou em 11º lugar, com apenas dois pontos, e não conseguiu a permanência na elite nacional. Dos quinze times que participaram do campeonato, cinco caíram.

Maestro avança em segundo lugar

O segundo colocado da classificação geral foi o Maestro. O time paranaense derrotou o Cedemac por 1 a 0, com gol de Cássio. No acumulado, foram três vitórias e um empate para a equipe comandada pelo lendário Gerson Coutinho, técnico dono de sete títulos brasileiros. Na próxima fase, seu adversário será a equipe da Escema. Enquanto isso, o Cedemac teve apenas um ponto na competição e foi rebaixado. O time perdeu seu principal jogador, o chileno Victor Silva, machucado, ainda no início do torneio.

Apadevi vence com show colombiano

Outro time que foi destaque na primeira fase foi a Apadevi. O time de Campina Grande ficou em terceiro lugar na fase de classificação, com três vitórias. A última delas veio nesta quinta, sobre a Adef, por 2 a 1. Os colombianos Juan Quintero e Jhon Gonzalez anotaram os gols paraibanos, enquanto Leandro empatou para os brasilienses. O argentino Daniel Iturria, principal jogador da Adef foi expulso ainda no primeiro tempo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A Apadevi vai enfrentar a AMC, que terminou em sexto lugar na classificação geral, com sete pontos. O time mato-grossense empatou com a Apace em 0 a 0 para garantir a passagem para a próxima fase. Enquanto isso, a Apace, atual vice-campeã, ficou em quinto lugar com oito pontos e vai encarar a Acergs (RS). O último jogo do dia foi entre Apadv e CAP. As equipes também empataram em 0 a 0 e foram rebaixadas para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro de futebol de cegos.

O mata-mata da competição inicia nesta sexta-feira (11). No sábado, ocorrem as semifinais. E, por fim, no domingo será disputada a grande final do Campeonato Brasileiro de futebol de cegos 2022.

Confira a tabela de jogos das quartas de final (11 de novembro)

9h – Agafuc x INV
10h15 – Maestro x Esquema
14h30 – Apadevi x AMC
14h45 – Acergs x Apace

Mais em Paralimpíada Todo Dia