Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Goleiro brilha, mas Agafuc vence no fim pelo Brasileiro de futcegos

Paulo Ryan, de 19 anos, faz grandes defesas mas não impede derrota e rebaixamento da Adesul no fim

Nonato Paulo Ryan Agafuc Brasileiro de futebol de cegos
Nonato chuta e Paulo Ryan defende com o pé (Foto: Taba Benedicto/CBDV)

A Agafuc-RS sofreu, mas venceu a Adesul-CE por 1 a 0 nesta quarta-feira (9), no terceiro dia de disputas da Série A do Campeonato Brasileiro de futebol de cegos, no CT Paralímpico, em São Paulo. A equipe gaúcha foi dominante, mas teve de enfrentar um inspirado Paulo Ryan, jovem goleiro do time cearense, que fez grandes defesas. O gol da vitória só saiu no último minuto do jogo, com Ricardinho em cobrança de falta.

+ Alana e Willians conquistam o título mundial de judô paralímpico

“Foi a nossa primeira vez na Série A. Propomos um estilo de jogo defensivo e tivemos muita qualidade na marcação. Sabíamos da dificuldade de parar Ricardinho e Nonato, que têm muito entrosamento. Mas graças a Deus, Ele me deu força, garra e muita saúde para correr atrás deles e conseguimos sair com esse placar baixo”, disse Paulo Ryan, que é presença constante nas convocações da Seleção Brasileira de base.

Hoje com 19 anos de idade, o goleiro começou a praticar o futsal aos nove. Com o sonho de seguir carreira no esporte, ele conheceu o futebol de cegos em 2019, graças a David Xavier, técnico da Seleção Juvenil e da Adesul. Após participar dos Jogos Escolares do Ceará e se destacar, Ryan se inseriu de vez na modalidade, participando de uma fase de treinamentos com os principais atletas da competição.

Paulo Ryan Adesul Campeonato Brasileiro de futebol de cegos
Goleiro Paulo Ryan foi o destaque da Adesul no campeonato (Foto: Taba Benedicto/CBDV)

Com uma constante evolução, o goleiro disputou mais competições ao longo dos anos seguintes, ganhou mais bagagem e passou a ser convocado para a Seleção Brasileira sub-20 – ele também já jogou com a sub-23. Pela Adesul, Paulo Ryan foi o grande destaque do acesso inédito da equipe à Primeira Divisão nacional, após não ter sido vazado no Regional Nordeste deste ano. Sua equipe terminou em quarto lugar.

Adesul é rebaixada e Agafuc mantém 100%

No Campeonato Brasileiro, a Adesul perdeu dois dos três primeiros jogos e empatou outro. A equipe precisava vencer a Agafuc para seguir viva na luta pela permanência na Série A. No entanto, isto não aconteceu. Paulo Ryan operou milagres, mas a forte equipe gaúcha marcou no fim com Ricardinho. Com a derrota, a Adesul não conseguiu se manter na elite do futebol de cegos nacional.

Ricardinho Agafuc Adesul
Ricardinho na cobrança de falta que gerou o gol da vitória (Foto: Taba Benedicto/CBDV)

“A nossa equipe propôs o jogo e tivemos várias chances, mas temos que dar o mérito para a Adesul. Eles se postaram muito bem na defesa. A proposta era essa, se defender para sair no contra-ataque e assim conseguiram. O time deles foi muito incisivo na marcação e tivemos dificuldade para fazer o gol, mas graças a Deus conseguimos para sair com a vitória”, avaliou Nonato.

O resultado fez a Agafuc manter seu 100% de aproveitamento na competição. A equipe soma agora três vitórias em três jogos e retomou a liderança da competição – havia sido ultrapassada pela Acergs porque folgou no dia de ontem. Pentacampeã nacional, a Agafuc vem de quatro títulos seguidos e é uma das favoritas para conquistar mais um troféu. O time já está garantido nas quartas de final.

Matheus Jonathan Apace Brasileiro de futebol de cegos
Goleiro Matheus abraça Jonatan, autor do terceiro gol da Apace (Foto: Taba Benedicto/CBDV)

A Acergs-RS perdeu para a Apace-PB por 5 a 0. O time paraibano teve um coletivo eficiente e voltou a vencer, se recuperando do empate contra a Apadv em sua última partida. Jonatan e Toninho marcaram duas vezes cada e Jardiel fez um gol. Além da goleada, a equipe quebrou a invencibilidade do time gaúcho, que é uma das sensações da competição. As duas equipes também estão garantidas nas quartas.

Outros jogos

Até então invictas na competição, Maestro-PR e Apadevi-PB fizeram o jogo mais esperado da rodada. Após um primeiro tempo equilibrado, o time curitibano venceu com gol de Tiago Paraná no segundo tempo. A equipe paraibana se mandou para o ataque no fim, mas o Maestro segurou a vitória e subiu para a quarta colocação na classificação, com sete pontos. A Apadevi tem seis pontos e está em quinto.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A AMC-MT ganhou da Apadv-SP por 2 a 0, com gols de João Batista e do argentino Nico Véliz. A equipe chegou à segunda vitória em três jogos e praticamente garantiu classificação para o mata-mata – os oito melhores entre os 15 times participantes avançam. Escema-MA e Uniace-DF empataram em 0 a 0, assim como CFCP-PA e Cedemac-MA. Todas essas equipes podem ser rebaixadas na última rodada.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia