Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Adef e Maestro empatam no Brasileiro de futebol de cegos

Contando com plantéis qualificados, as equipes ficaram no 1 a 1 e se igualaram na tabela de classificação

Adef e Maestro empatam no Campeonato Brasileiro de futebol de cegos
Tiago Paraná, jogador do Maestro (branco), divide bola com Cosme, da Adef (preto). (Foto: Taba Benedicto/CBDV)

Duas das equipes mais novas da Série A do Campeonato Brasileiro de futebol de cegos, Adef-DF e Maestro-PR se enfrentaram nesta terça-feira (08), no terceiro dia de disputas da competição, realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo-SP. Contando com plantéis qualificados, as equipes ficaram no 1 a 1 e se igualaram na tabela de classificação. Nos outros jogos do dia, a Acergs-RS bateu a Apadv-SP e assumiu a liderança do campeonato, enquanto INV-SP e Apadevi-PB atingiram o G-4.

+Gaúchos abrem na liderança do Brasileiro de futcegos

Apesar de se assemelharem na questão temporal dos projetos, Adef e Maestro possuem objetivos distintos na competição. A Adef (Associação Desportiva de Futsal do Distrito Federal) existe desde 2011 com uma equipe no futsal feminino, mas lançou sua equipe de futcegos masculina somente neste ano. A equipe conseguiu sua vaga na Série A após ser bronze no Regional Centro-Norte deste ano. Assim, o time iniciou sua jornada buscando a permanência na Primeira Divisão.

Já o Maestro, foi fundado em 2017, em um projeto liderado pelo ex-jogador de futebol Ricardinho. A equipe chegou à Primeira Divisão do futebol de cegos na temporada passada. Com um investimento pesado, o time de Curitiba ficou na quarta colocação após cair na semifinal na ocasião. Em busca do título neste ano, o Maestro se reforçou e trouxe o campeão paralímpico Tiago Paraná, juntando-se a Jefinho e a Cássio, que também foram medalhistas de ouro em Tóquio-2020.

Tudo igual

Antes de se enfrentarem nesta edição do Brasileiro de futebol de cegos, as duas equipes somavam três pontos na Série A. A Adef, porém, acumulava uma vitória e uma derrota – ganhou do Cedemac-MA e perdeu para o CFCP-PA. O Maestro folgou na segunda rodada. No duelo entre as equipes, a igualdade permaneceu. O argentino Dani Iturria abriu o placar para os brasilienses e Maurício Dumbo empatou. Ambos marcaram seus segundos gols na competição.

Tiago Paraná e Maurício Dumbo, de branco, estão posicionados para cobrar falta. Ao fundo, três jogadores da Adef, de preto, fazem a barreira (Foto: Taba Benedicto/CBDV)

“Foi um jogo difícil, com intensidade alta do início ao fim. Saímos atrás do placar e ao menos conseguimos o empate, saindo com um ponto “, disse Tiago Paraná, que já faz uma projeção para o restante da competição: “Agora é descansar. Estamos pensando jogo a jogo. Mas o pensamento aqui é chegar na final e, se Deus quiser, sair daqui campeão”.

+ Estrangeiros são destaque no Campeonato Brasileiro de futebol de cegos

O objetivo da Adef está bem encaminhado no Brasileiro. Com quatro pontos, a equipe aparece na sétima colocação da classificação geral. Ao todo, 15 times participam da Série A nesta temporada e os cinco últimos serão rebaixados. O time brasiliense fará seu último jogo da primeira fase contra a Apadevi-PB, na quinta-feira (10). Enquanto isso, o Maestro aparece em quinto lugar, tendo mais dois jogos por fazer. Os oito melhores vão ao mata-mata.

Apadevi e INV vencem mais uma

Depois de conseguirem suas primeiras vitórias na véspera, Apadevi-PB e INV-SP voltaram a triunfar nesta terça-feira. Agora com seis pontos e 100% de aproveitamento na Série A, o time paraibano bateu o CFCP-PA por 4 a 1, com dois gols de Juan Quintero, um de Jhon Gonzalez e outro Jhonson. Osvaldo Junior descontou para os paraenses. Apesar do placar largo, o goleiro Cleysil, da Apadevi, foi um dos destaques da partida, com ótimas defesas. Já o INV ganhou da Uniace-DF por 1 a 0, com mais um gol do argentino Braian Pereyra. A equipe paulista soma duas vitórias e uma derrota.

Quem tomou a liderança do Brasileiro de futebol de cegos foi a Acergs. A equipe gaúcha derrotou a Apadv por 1 a 0, gol de Luciano, e chegou ao terceiro triunfo no campeonato. No entanto, os liderados de Christian Welter têm um jogo a mais do que Apadevi e Agafuc, também invictos na competição e que têm seis pontos.

Escema e AMC triunfam pela primeira vez

Enquanto isso, duas equipes conquistaram suas primeiras vitórias na Série A 2022. Após derrota para a Agafuc por 4 a 0, a Escema-MA se recuperou e bateu a Adesul-CE por 2 a 1. Os gols da equipe maranhense foram marcados por Valdimar e Derocy, enquanto Nildo descontou para a Adesul – que segue sem vitórias, com um ponto em três jogos.

Derocy, de uniforme vermelho, comemora gol abraçado ao goleiro do Escema. Ele ergue os braços e vibra. “Começamos o campeonato com uma derrota, foi um jogo muito difícil contra uma das equipes mais qualificadas da competição. Hoje tínhamos a tarefa de reverter o início negativo e somar os primeiros pontos para continuarmos vivos no nosso objetivo, que é a permanência na Série A. Foi uma felicidade muito grande ter contribuído com a equipe com esse gol”, falou Derocy, autor do segundo tento maranhense.

A AMC-MT, por sua vez, ganhou do CAP-BA por 2 a 0, com dois gols de Joede. A equipe de Cuiabá tem um triunfo e um revé na Brasileiro da Série A, enquanto o time baiano já acumula três derrotas no Brasileiro de futebol de cegos, aparecendo na 15ª posição da classificação.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Confira os resultados da Serie A nesta terça-feira:

Terça-feira, 8 de novembro
Jogo 13 ADEF1X1MAESTROC
Jogo 14 CFCP1X4APADEVIC
Jogo 15 INV1X0UNIACEA
Jogo 16 CAP0X2AMCB
Jogo 17 ADESUL1X2ESCEMAA
Jogo 18 ACERGS1X0APADVB

Mais em Paralimpíada Todo Dia