Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Estrangeiros são destaque no Brasileiro de futebol de cegos

Primeiro dia do Campeonato tem partidas decididas por jogadores estrangeiros.

Campeonato Brasileiro de Futebol de cegos serie A 2022
Colombiano Jhon Hernandez é abraçado pelo guia da Acergs após gol da vitória na estreia do Campeonato Brasileiro de futebol de cegos (Foto: Taba Benedicto/CBDV)

Começou neste domingo (06) a Série A do Campeonato Brasileiro de futebol de cegos 2022. A competição é disputada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo-SP, e vai até 13 de novembro. No primeiro dia do evento, os destaques foram os estrangeiros, foram decisivos.

+Brasil vence dois jogos na abertura do Mundial Paralímpico

O colombiano Jhon Hernandez e o argentino Daniel Iturria marcaram os gols da vitória do Acergs-RS e do Adef-DF, respectivamente, na reta final de suas partidas. Entre outros jogos no dia do Brasileiro de futebol de cegos, o Agafuc-RS venceu o INV-SP com dois tentos de Nonato, a Apace-PB bateu o CAP-BA e o Maestro-PR bateu a CFCP-PA.

Campeonato Brasileiro de Futebol de cegos serie A 2022 corpo
Daniel Iturria, de uniforme branco, com a posse de bola em jogo do Adef-DF (Foto: Taba Benedicto/CBDV).

Em um jogo disputado desde o início, Acergs e AMC-MT se equilibraram durante todo o tempo e criaram poucas chances de gol. No fim, brilhou a estrela de Jhon Hernandez, que mandou para as redes faltando quatro minutos para acabar a partida. O colombiano foi um dos 11 estrangeiros que entraram em ação neste primeiro dia do Campeonato Brasileiro, o que mostra a diversidade da competição.

“Isto é muito bom. A Série A do Brasileiro de futebol de cegos é o melhor campeonato do mundo, tem os melhores jogadores da América do Sul e isto faz com que o nível cresça ainda mais”, disse o colombiano, que teve a companhia do peruano Brayan Bartolo em sua equipe. Bartolo foi o melhor jogador da Copa América, disputada há alguns dias, em Córdoba, na Argentina.

Estrelas latino-americanas

Apesar do plantel recheado com as estrelas latino-americanas, Hernandez tem os pés no chão sobre as expectativas para a sequência do Brasileiro de futebol de cegos. “Este foi um jogo muito difícil, mas consegui anotar o gol no final. A princípio, nosso objetivo é se manter na Série A e depois, seja o que Deus quiser, passar para as quartas de final, semifinal ou quem sabe a final. Mas primeiro a vaga na Série A”, comentou.

Outro estrangeiro que brilhou na abertura do Campeonato Brasileiro de futebol de cegos foi o argentino Daniel Iturria, da Adef-DF. Em um roteiro semelhante ao vivido entre AMC e Acergs, o jogo do time brasiliense contra a Cedemac-MA teve como desfecho um belo gol de Iturra, jogador que foi campeão da Copa América, marcado a quatro minutos do final da partida.

Enquanto a equipe maranhense já é tradicional no cenário nacional, tendo sido medalhista de bronze na Serie A do ano passado e vice-campeã em 2017, 2018 e 2019, o Adef é um projeto novo, inaugurado nesta temporada. O Cedemac também conta com um estrangeiro em seu plantel: o habilidoso Victor Silva, do Chile. Ele sofreu uma pancada na cabeça na reta final do jogo e teve que sair de quadra para receber atendimento médico. Felizmente, o jogador sofreu apenas um corte no lábio.

Agafuc tem estreia tranquila

Atual tetracampeão do Brasileiro de futebol de cegos, a Agafuc-RS derrotou o INV-SP por 3 a 0. O campeão paralímpico Nonato marcou dois gols, ainda na primeira etapa, e Bill fechou o marcador no segundo tempo, em cobrança de pênalti. Com o jogo administrado, o time gaúcho pôde poupar seus principais jogadores nos minutos finais, como o craque Ricardinho, o goleiro Luan e o argentino Coki Padilla.

“Sabíamos que enfrentaríamos a melhor equipe do mundo, com atletas da seleção brasileira e da seleção argentina. Entramos com uma postura mais defensiva e até um bom momento do jogo suportamos bem, mas jogar contra Ricardinho e Nonato é complicado. Por mais que tenhamos todos os cuidados e precauções, eles sempre encontram uma jogada e acabam surpreendendo”, revelou Luiz Roberto Jr., treinador do INV, que quer passar de fase na Serie A.

Victor Silva, atleta da Cedamac, aplica carretilha em adversário da Adef. Ele usa camiseta vermelha com azul e está com a bola no ar. (Foto: Taba Benedicto/CBDV)

Para alcançar a ousada meta, o novato na Série A terá um reforço a partir desta segunda-feira: Braian Pereyra, um dos principais jogadores da seleção argentina. O atleta teve um compromisso de última hora com o Huracán, seu clube na Argentina, e desfalcou o INV no jogo de estreia.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

No duelo nordestino da primeira rodada do Brasileiro de futebol de cegos, a Apace-PB venceu o CAP-BA, por 2 a 0, com gols de Jardiel e Maicon. Pelo mesmo placar foi a vitória do Maestro-PR sobre o CFCP-PA. Tiago Paraná e Maurício balançaram as redes. O jogo entre Adesul-CE e Uniace-DF terminou empatado sem gols.

Confira a tabela da Serie A neste domingo

TABELA DE JOGOS 
JogoHorário   Chave
Domingo, 6 de novembro
Jogo 01 UNIACE0X0ADESULA
Jogo 02 AGAFUC3X0INVA
Jogo 03 APACE2X0CAPB
Jogo 04 CEDEMAC0X1ADEFC
Jogo 05 AMC0X1ACERGSB
Jogo 06 MAESTRO2X0CFCPC

Mais em Paralimpíada Todo Dia