Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Cátia Oliveira vence uma nas duplas mistas na Tailândia

Após medalha no individual, Cátia Oliveira vence uma e perde outra nas duplas mistas ao lado de coreano no Aberto da Tailândia

Cátia Oliveira Aberto da Tailândia
Cátia Oliveira foi medalhista paralímpica em Tóquio-2020 (Foto: Fotojump/CBTM)

Depois de conquistar a medalha de prata no torneio individual das classes 1-3, a brasileira Cátia Oliveira voltou à mesa nesta quarta-feira (20) para disputar a chave de duplas mistas do Aberto da Tailândia de tênis de mesa paralímpico. Ao lado do sul-coreano Kim Young-gun, ela venceu um jogo e perdeu outro na classe 7, se mantendo firme na briga por uma medalha. Outra brasileira na competição, Evellyn Santos foi eliminada do torneio de duplas mistas e femininas da classe 22.

+ Alison dos Santos é campeão mundial dos 400m com barreiras

Contando com apenas quatro parcerias inscritas, o torneio de duplas mistas da classe 7 é disputado em turno único. Todos jogam contra todos e a posição final é definida após a realização das três rodadas. Cátia Oliveira e Kim Young-gun fizeram dois jogos nesta quarta-feira e farão mais um na quinta-feira, que encerrará o campeonato.

A brasileira e o sul-coreano tiveram uma estreia tranquila, vencendo Trivendra Singh, da Índia, e Malak Ali, do Kuwait, por 3 a 0 (11/4, 11/3 e 11/8). Na sequência, a dupla perdeu para os tailandeses Wanchai Chaiwut/Dararat Asayut por 3 a 1 (7/11, 11/7, 11/9 e 11/7). Com o resultado, aparecem na segunda colocação do evento, empatados com os locais Busree Wawaeni/Pattaravadee Wararitdamrongkul, que justamente serão seus próximos adversários na próxima rodada.

Evellyn Santos

Outra representante do Brasil no Aberto da Tailândia, Evellyn Santos disputou o torneio de duplas mistas e de duplas femininas da classe 22. Nas mistas, ela e o honconguês Tsoi Ming Fai foram eliminados nas quartas de final do torneio de duplas mistas da classe 22.

Evellyn dos Santos no tênis de mesa paralímpico
Evellyn dos Santos (Foto: Arquivo/Instagram/fitpongtt)

Eles estrearam com derrota na primeira fase, diante de Wan Wai Lok/Wong Pui Kei, de Hong Kong, por 3 sets a 1 (10/12, 11/6, 11/7 e 11/8), e venceram os locais Didsunon Khunanon/Pronwimol Wangprachum por 3 a 0 (11/4, 11/9 e 12/10). Garantidos nas quartas, Evellyn e Tsoi perderam para Fan Ka Ho/Ng Mui Wui, também de Hong Kong, por 3 a 0 (11/5, 11/7 e 13/11).

Já na dupla feminina, Evellyn Santos fez parceria com a tailandesa Phimolphan Deekan e perdeu seus três jogos iniciais. Primeiro, para as sul-coreanas Sin Nahea/Kang Seohyeon, por 3 a 0 (12/10, 12/10 e 11/5). Depois, foram derrotados por duas duplas honconguesas. Wong Ka Man/Wong Pui Kei, por 3 a 1 (11/2, 11/13, 12/10 e 11/4), e Ng Mui Wui/Wong Ting Ting, por 3 a 0 (11/6, 11/7 e 11/2).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Já sem chances de medalha, a brasileira e a tailandesa encerrarão sua participação na competição nesta quinta-feira, jogando o último jogo do torneio, que é disputado em turno único. A classe 22 das duplas femininas possui cinco parcerias inscritas.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia