Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Campeões paralímpicos disputam Desafio com foco em Marrakesh

Competição de atletismo em São Paulo terá nomes como Beth Gomes, Claudiney dos Santos, Alessandro Silva e Silvânia Costa, além de outros medalhistas nos Jogos de Tóquio

Elisabeth Gomes ouro jogos paralímpicos tóquio 2020 lançamento do disco atletismo paralímpico Desafio CPB/CBAt de atletismo
Beth Gomes, um fenômeno do atletismo paralímpico (OIS/Joel Marklund)

Quatro campeões paralímpicos, além de diversos outros medalhistas dos Jogos de Tóquio, têm presença confirmada na 3ª etapa do Desafio CPB/CBAt de atletismo. O torneio vai reunir na manhã desta quinta-feira (21) atletas com deficiência e olímpicos em disputas de campo e pista no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O foco dos paralímpicos está na próxima etapa do Grand Prix marcada para Marrakesh, no Marrocos, entre 15 a 17 de setembro e que ganhou mais importância após a suspensão do Mundial deste ano.

“Esse Desafio vai ser mais uma preparação para que eu possa testar novas marcas para futuros campeonatos, como a etapa de Marrakesh, em setembro, e até mesmo os Jogos Parapan-americanos no ano que vem, em Santiago. Então, essas competições que colocam a gente frente à frente com os atletas olímpicos são um grande teste”, avaliou Beth Gomes, campeã paralímpica e recordista mundial no lançamento de disco pela classe F52, além de recordista mundial no arremesso de peso pela mesma classe. Os outro três campeões de Tóquio 2020 que estarão na 3ª etapa do Desafio CPB/CBAt de atletismo são Claudiney dos Santos, lançamento de disco F56, Alessandro Silva, lançamento de disco F11, e Silvânia Costa, salto em distância T11.

João Victor Teixeira atletismo atletismo paralímpico arremesso do peso Desafio CPB/CBAt de atletismo
João Victor Teixeira (Wander Roberto/CPB)

Medalhistas

Além deles, competem Raissa Machado, prata no lançamento de dardo F56, e os medalhistas de bronze Washington Júnior, nos 100m T47, Jardênia Barbosa da Silva, nos 400m T20, Mateus Evangelista, salto em distância T37, Ricardo Mendonça, 200m T37, Thiago Paulino, arremesso de peso F57, Julyana da Silva, lançamento de disco F57) e João Victor Teixeira, arremesso de peso e no lançamento disco F37. “Estou bastante otimista e treinando bastante para me manter em ritmo de competição para os próximos desafios internacionais e buscar as marcas que me darão vaga para o Mundial de Paris 2023 e Jogos de 2024”, disse João Victor Teixeira.

Desafio CPB/CBAt de atletismo

As disputas entre atletas paralímpicos e olímpicos serão nos 100 m, 200 m, 400 m, 1.500 m, salto em distância, salto em altura, arremesso de peso, lançamento de dardo e lançamento de disco. Ainda haverá provas para cadeirantes no lançamento de disco e dardo e no arremesso de peso, além de salto em distância para atletas com deficiência visual. As disputas têm previsão de começar às 8h15.

Mais em Paralimpíada Todo Dia