Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil A vence, e título do Desafio das Américas fica em casa

No futebol de cegos, a seleção pentacampeã paralímpica derrotou o Chile enquanto a Argentina ficou no empate sem gols contra a Colômbia. Veja os dois golaços brasileiros

Brasil futebol de cegos desafio internacional de futebol de cegos chile copa américa de futebol de cegos
Jardiel, de costas, abraçado por Nonato (twitter/cbdvoficial)

A seleção brasileira de futebol de cegos derrotou o Chile por 2 a 0 nesta sexta-feira (8) e chegou na terceira vitória em três jogos pelo Desafio das Américas. No jogo de fundo, a Argentina não saiu do zero contra a Colômbia e, com isso, a taça vai ficar no Brasil. O torneio será encerrado neste sábado (9) e apenas o time B nacional ainda tem chances de tirar o troféu da equipe principal.

Jardiel, um dos maiores nomes da nova geração, fez o primeiro e bem ao seu estilo ‘Jardigol’. O ‘matador’ recebeu um passe do experiente Nonato na área, livre, e nem dominou. Meteu o pé nela e afundou o goleiro a 3min31s do término da primeira etapa. O segundo foi um suco de Brasil. Uma pintura! Ricardinho, o maior jogador de todos os tempos, deu um passe milimétrico para Nonato, autor do golaço do título do pentacampeonato paralímpico em Tóquio ano passado. O camisa 8 matou a bola como poucos, de frente pro crime, e só rolou para o canto esquerdo da meta, quase ‘quebrando a espinha’ do goleiro a 5min37s do fim.

Tudo em casa?

O formato de disputa do Desafio das Américas de futebol de cegos é de todos contra todos em cinco rodadas. Ou seja, cada equipe jogará quatro vezes, e aquela que somar mais pontos será a campeã. O Brasil A foi a nove e o Brasil B tem seis pontos, já que perdeu para os compatriotas por 4 a 0 na estreia. A Argentina foi a quatro, o Chile permanece com três e a Colômbia soma um. Na última rodada, o Brasil A pega a Colômbia, no jogo que deve dar o título para o quadro principal, e, a seguir, o Brasil B enfrenta a Argentina no duelo que tem tudo para valer o vice-campeonato. Assista tudo ao vivo aqui pelo OTD!

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia