Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil é campeão do Parapan-americano com 38 medalhas

Lauro Chaman conquistou três ouros e comandou o Brasil na conquista do título Pan-Americano de paracilismo de pista, realizado em Maringá

Lauro Chaman fez mais uma participação no Mundial de Ciclismo e paraciclismo, na Escócia (Foto: Alan Modesto/CBC)
Crédito: Alan Modesto/CBC

O paraciclismo brasileiro se despediu nesta sexta-feira, 18, do primeiro Pan-Americano de Paraciclismo da história, realizado no Velódromo Municipal de Maringá, com muita alegria e comemoração. Os brasileiros conquistaram 38 medalhas, sendo treze ouros, treze pratas e doze bronzes. Os resultados também serão fundamentais para definir as primeiras vagas para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

-Vitória Rosa bate recorde sul-americano no Mundial Indoor

“Iniciarmos a corrida de classificação paralímpica na frente é muito importante, pois alcançarmos a classificação de algumas vagas com antecedência permite realizarmos uma preparação ainda mais especifica, possibilitando maior tranquilidade e confiança para os atletas e toda a comissão técnica. Ou seja, podemos atingir um número inédito de vagas para Paris 2024, aumentando assim as chances de medalha para o Brasil”, declarou Edilson Rocha “Tubiba”, coordenador do Paraciclismo na CBC.

3x Lauro Chaman

Principal nome do paraciclismo na atualidade, Lauro Chaman completou a sua participação no Parapan de Pista com três medalhas de ouro. Mesmo diante de muita marcação, o atleta demonstrou excelente fase e colocou o Brasil no topo do pódio nas prova de 1km contrarrelógio, scratch e Omnium.

“Poder fazer parte da história do paraciclismo brasileiro é muito gratificante. Hoje estamos vivendo um momento muito importante para o esporte. Poder receber atletas de todo continente para competir na nossa casa em um evento deste nível é muito importante para a evolução dos atletas brasileiros. Estou finalizando a minha participação na pista muito feliz. Gostaria de agradecer a CBC e o CPB por todo o trabalho e cuidado que tem com a nossa modalidade e dedicar esse resultado para a minha família”, destacou Lauro.

A competição

No quadro geral de medalhas, a Colômbia terminou em segundo lugar com 21 medalhas, sendo treze ouros, seis pratas e dois bronzes, seguida da argentina com 21 medalhas, somando sete ouros, oito pratas e seis bronzes. Os resultados completos de todas as provas e do quadro final de medalhas estão disponíveis no link aqui.

Neste final de semana, dias 19 e 20, acontece o Campeonato Pan-Americano de Paraciclismo de Estrada, também em Maringá, no Paraná. Os atletas irão disputar as provas de contrarrelógio no sábado e resistência no domingo. O torneio continental está reunindo mais de 170 atletas de 11 países.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Campeonato Pan-Americano de Paraciclismo de Pista e Estrada é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) em parceria com a Federação Paranaense de Ciclismo (FPC), com patrocínio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Governo do Estado do Paraná, através da Proesporte e Copel (Companhia Paranaense de Energia), e apoio da Prefeitura Municipal de Maringá.

Mais em Paralimpíada Todo Dia