Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Rússia e Belarus organizam evento paralímpico paralelo na Sibéria Ocidental

De 18 a 21 de março, Khanty-Mansiysk receberá atletas que não puderam disputar Jogos Paralímpicos de Inverno em Pequim

Khanty-Mansiysk rússia belarus esportes de inverno
(Divulgação - IOF/Federação Internacional de Orientação)

Rússia e Belarus irão disputar um torneio substituto em Khanty-Mansiysk, na região da Sibéria Ocidental, entre 18 e 21 de março após terem sido impedidas de participar dos Jogos Paralímpicos que se encerraram neste domingo (13).

A delegação de Belarus viaja hoje para Moscou e irá na segunda-feira (14) para Khanty-Mansiysk, que fica na Sibéria, um importante centro de esportes de inverno na Rússia.

A competição terá uma programação dos seis esportes que compõem o Programa Paralímpico de Inverno: biatlo, curling, esqui alpino, esqui cross-country, hóquei no gelo e snowboard e terá o slogan “Nós estamos juntos, Esporte”.

Os atletas campeões irão receber um prêmio financeiro de 4 milhões de rublos (aproximadamente 200 mil reais), enquanto os medalhistas de prata levarão 2,5 milhões (130 mil reais) e os de bronze 1,7 milhões (90 mil reais). Técnicos e outros membros de delegações também receberão prêmios.

Neste fim-de-semana, o presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC) disse que a exclusão dos russos e belarussos em razão da invasão russa na Ucrânia foi a melhor decisão a ser tomada, inclusive para os atletas destes países.

“Em termos de clima, foi a melhor decisão, mesmo para eles, de excluir eles. O clima tava ficando muito volátil e isso não era bom para ninguém aqui”. O IPC tinha autorizado a participação dos atletas sem bandeira e hinos, mas pressão de outras delegações fizeram os organizadores de Pequim excluir definitivamente os atletas russos e belarussos dos Jogos Paralímpicos de 2022.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Paralimpíada Todo Dia