Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Rússia e Belarus organizam evento paralímpico paralelo na Sibéria Ocidental

De 18 a 21 de março, Khanty-Mansiysk receberá atletas que não puderam disputar Jogos Paralímpicos de Inverno em Pequim

Khanty-Mansiysk rússia belarus esportes de inverno
(Divulgação - IOF/Federação Internacional de Orientação)

Rússia e Belarus irão disputar um torneio substituto em Khanty-Mansiysk, na região da Sibéria Ocidental, entre 18 e 21 de março após terem sido impedidas de participar dos Jogos Paralímpicos que se encerraram neste domingo (13).

A delegação de Belarus viaja hoje para Moscou e irá na segunda-feira (14) para Khanty-Mansiysk, que fica na Sibéria, um importante centro de esportes de inverno na Rússia.

A competição terá uma programação dos seis esportes que compõem o Programa Paralímpico de Inverno: biatlo, curling, esqui alpino, esqui cross-country, hóquei no gelo e snowboard e terá o slogan “Nós estamos juntos, Esporte”.

Os atletas campeões irão receber um prêmio financeiro de 4 milhões de rublos (aproximadamente 200 mil reais), enquanto os medalhistas de prata levarão 2,5 milhões (130 mil reais) e os de bronze 1,7 milhões (90 mil reais). Técnicos e outros membros de delegações também receberão prêmios.

Neste fim-de-semana, o presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC) disse que a exclusão dos russos e belarussos em razão da invasão russa na Ucrânia foi a melhor decisão a ser tomada, inclusive para os atletas destes países.

“Em termos de clima, foi a melhor decisão, mesmo para eles, de excluir eles. O clima tava ficando muito volátil e isso não era bom para ninguém aqui”. O IPC tinha autorizado a participação dos atletas sem bandeira e hinos, mas pressão de outras delegações fizeram os organizadores de Pequim excluir definitivamente os atletas russos e belarussos dos Jogos Paralímpicos de 2022.

Mais em Paralimpíada Todo Dia