Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Atleta do parataekwondo lança vaquinha para chegar à seleção

Valter Sedano, primeiro do ranking brasileiro na categoria até 80 quilos, faz campanha a fim de arrecadar R$ 3,2 mil para cobrir custos com equipamentos, exames e taxas

Valter Sedano parataekwondo vaquinha
Valter Sedano, à direita, e seu treinador, Pedro Neves (arquivo pessoal)

O atual número um do ranking brasileiro de parataekwondo na categoria até 80 quilos, Valter Sedano, lançou uma vaquinha visando arrecadar R$ 3,2 mil até o final de fevereiro. O objetivo é competir na seletiva da seleção brasileira para este ano, marcada para ser realizada no Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro, em São Paulo, entre 4 e 7 de março. Sedano precisa dos recursos para cobrir gastos com exames médicos, taxas para competições nacionais e internacionais e equipamentos de proteção que atendam aos padrões internacionais.

“Meu objetivo é me classificar para a seleção brasileira e participar do próximo ciclo paraolímpico em 2024, em Paris, porque Paris é logo ali”, diz o Valter Sedano, morador de Niterói, no Rio de Janeiro, e que compete há cerca de um ano. Em setembro, ele foi medalha de ouro no Campeonato Regional Sul, resultado que repetiu no mês seguinte no Parajáps, no Paraná, onde é confederado. Em novembro, fechou o ano com a medalha de prata no Brasileiro de parataekwondo. “A medalha da qual eu mais me orgulho foi a de ouro que conquistei no Parajaps, por ter sido uma luta muito bem desenvolvida.” Para contribuir basta enviar um pix para valtersedano3@gmail.com. O telefone de contato é (21) 99597-5442.

Valter Sedano não vive só da prática esportiva. Trabalha com o pai como ajudante de pedreiro em obras e também em alto mar, como pescador. Porém, essas atividades não são suficientes para que ele e sua família consigam arcar com os custos do Draft 2022 da modalidade. Daí veio a ideia da vaquinha. “O parataekwondo representa um estilo de vida, no qual eu exercito corpo e a mente como um só.”

Mais em Paralimpíada Todo Dia