Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil conquista quatro títulos na Copa América de bocha

Das sete finais em que o Brasil esteve presente, quatro tiverem atletas do país verde e amarelo no lugar mais alto do pódio

Copa América de bocha
(Ale Cabral/CPB)

A Seleção Brasileira de bocha venceu quatro das sete finais individuais que participou na Copa América da modalidade que foram realizadas neste sábado (11), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. 

Destaque para a classe BC1, na qual os atletas podem optar por auxílio de ajudante. A equipe brasileira fez a “dobradinha” e conseguiu ser campeã tanto no masculino quanto no feminino. Entre os homens, José Carlos Chagas, medalhista de bronze nos Jogos de Tóquio, venceu na final o mexicano Eduardo Sanchez Reyes por 5 a 2 e sagrou-se campeão.

Já a jovem Andreza Vitória, 20 anos, que também integrou a delegação brasileira no Japão, superou a argentina Ailen Flores por 6 a 3 e ficou com o título.

Pela classe BC2, que não permite assistência, Maciel Santos, outro medalhista de bronze nos Jogos de Tóquio pelo Brasil, confirmou o favoritismo e conquistou o seu tetracampeonato das Américas ao derrotar o argentino Luis Cristaldo por 11 a 1. Maciel, que nunca perdeu uma partida oficial pela Seleção jogando no CT Paralímpico, já havia sido campeão do continente no individual também em Kansas 2013, Cali 2017 e São Paulo 2019. 

+ Silvana Fernandes é campeã e Brasil leva três medalhas no Mundial

Ainda no masculino, o jovem potiguar Iuri Tauan da Silva, 18 anos, debutante entre os selecionáveis do Brasil, conquistou a medalha de bronze ao vencer o mexicano Dubier Paredes Moroyoqui por 6 a 2.

Em contrapartida, também pela classe BC2, Natali de Faria foi superada pela salvadorenha Rebeca Duarte por 6 a 2 na decisão e ficou com o vice-campeonato do Copa América de bocha. 

Outro atleta brasileiro que chegou favorito em seu confronto final foi Mateus Carvalho pela classe BC3, que possibilita o uso de instrumento auxiliar e a ajuda de outra pessoa. O atleta de Uberlândia sagrou-se campeão das Américas de maneira invicta, sem sofrer nenhum ponto dos adversários em toda a competição. Na decisão, aplicou 4 a 0 no peruano Dean Acosta.

Já Evelyn de Oliveira, porta-bandeira do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e campeã paralímpica nos Jogos do Rio 2016, foi surpreendida pela atleta Stefania Ferrando, da Argentina, por 5 a 4 e acabou no segundo lugar do torneio.

Ainda pela BC3, Evani Calado foi melhor que a também argentina Micaela Salvador na disputa da medalha de bronze. A pernambucana venceu o duelo por 3 a 2.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMFACEBOOK E TIKTOK

Por fim, na BC4, para atletas que não recebem assistência, Eliseu dos Santos também sofreu um revés na decisão e acabou na segunda colocação. Foi derrotado por 6 a 1 pelo colombiano Euclides Grisales na partida que valia o título do continente.

Derrotada na semifinal, Ercileide da Silva conquistou o bronze na BC4 feminina ao vencer a mexicana Karla Manuel Enriquez por 8 a 2.

Pares e equipes

As disputas de pares e por equipes da Copa América de bocha começarão neste domingo, 12. A competição vai até segunda-feira, 13.

Além do Brasil, país-sede do Regional, outras 11 nações das Américas têm sido representadas na competição continental: Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Guatemala, México e Peru.

Confira os resultados das finais dos brasileiros pela Copa América de bocha:

Classe BC1 – Finais
José Carlos Chagas 5×2 Eduardo Sanchez Reyes (México) 
Andreza Vitória 6×3 Ailen Flores (Argentina)

Classe BC2 – Finais
Maciel Santos 11×1 Luis Cristaldo (Argentina)
Natali de Faria 2×6 Rebeca Duarte (El Salvador)

Classe BC3
Mateus Carvalho 4×0 Dean Acosta (Peru)
Evelyn de Oliveira 4×5 Stefania Ferrando (Argentina)

Classe BC4
Eliseu dos Santos 1×6 Euclides Grisales (Colômbia)

Mais em Paralimpíada Todo Dia