Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Seleção Brasileira de bocha se prepara para Copa América

Competição na próxima semana acontece Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, entre os dias 7 e 13 de dezembro

bocha Copa América de bocha seleção brasileira de bocha
(Ale Cabral/CPB)

A Seleção Brasileira de bocha está concentrada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, para a disputa da Copa América da modalidade, que será realizada entre os dias 7 e 13 de dezembro, no mesmo local. Esta é a primeira competição oficial da equipe brasileira desde a disputa dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, quando conquistou duas medalhas de bronze, com Maciel Santos na classe BC2 e José Carlos Chagas na BC1.

Organizada pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE), com apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e da BISFed (Federação Internacional da bocha), a competição vai reunir delegações de países da América do Sul, como Argentina, Chile, Colômbia, Peru, de países da América Central, além de Estados Unidos e Canadá.

+ Festival Paralímpico mobiliza 70 cidades por todo o país

Já o Brasil teve quase todos os seus atletas que participaram dos Jogos de Tóquio convocados para esta competição. A novidade será a participação do jovem potiguar Iuri Tauan da Silva, 18 anos, pela classe BC2.

“O reencontro com a Seleção sempre é muito importante, pensar agora em novo ciclo, uma nova preparação. Tóquio foi fantástico, sensacional. Agora, é uma nova oportunidade, um novo objetivo. Essa competição é muito importante para nós, atletas, porque, depois dos Jogos Paralímpicos e Mundiais, é a que mais soma pontos para o ranking mundial”, explica Maciel Santos, que vai buscar o tetracampeonato da América. 

Os atletas do Brasil apontaram a Argentina, Canadá e México como os principais países concorrentes aos títulos de cada classe na Copa América de bocha. Além disso, esta será a primeira competição internacional que a Seleção Brasileira de bocha vai competir com a separação por gênero. Até os Jogos de Tóquio, as disputas aconteciam de forma mista.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMFACEBOOK E TIKTOK

“É uma realização, sonhava com isso, não só pelas mulheres, mas pelos homens também. Foi muito importante esta mudança e agora temos mais chance de medalhas para o nosso país”, completou Evani Calado, medalha de ouro por Pares no Rio 2016 pela classe BC3, entre outros títulos.

A cerimônia de abertura da competição está marcada para o dia 7 de dezembro, enquanto as competições individuais devem acontecer entre 8 e 11. Já as disputas por equipes e pares serão entre 12 e 13. 

Mais em Paralimpíada Todo Dia