Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Revezamento da tocha dos Jogos Paralímpicos começa no Japão

Nesta quinta-feira (12), o revezamento da tocha dos Jogos Paralímpicos de Tóquio teve início no Japão visando a competição que começa dia 24 de agostp

Revezamento tocha Jogos Paralímpicos
Divulgação

O revezamento da tocha paralímpica de Tóquio começou no Japão nesta quinta-feira (12). Apesar dele estar sendo feito de maneira reduzida, por conta da pandemia do coronavírus, o revezamento faz parte da reta final de preparação do país para os Jogos Paralímpicos de 2020.

Uma série de eventos relacionados ao revezamento da tocha foi realizada em um esforço para impulsionar em direção à Paralimpíada de Tóquio, que acontecerá entre 24 de agosto e 5 de setembro, e marcará a transição das Olimpíadas recém-concluídas. A tocha dos Jogos Paralímpicos deve passar em mais de 800 municípios em todo o Japão e se unirá com a chama acesa em Stoke Mandeville, na Inglaterra, cidade que é o berço espiritual do movimento paralímpico.

Passagem pelo Japão

Eventos de passagem da tocha dos Jogos Paralímpicos acontecerão nos próximos cinco dias em 43 das 47 prefeituras do Japão que não sediarão competições da Paralimpíada de Tóquio. Ao contrário da chama olímpica, que foi acesa na Grécia, os locais e os métodos de iluminação para os Jogos Paralímpicos foram deixados para cada município. Alguns eventos serão realizados em instalações para pessoas com deficiência e escolas para alunos com necessidades especiais, além de áreas que foram devastadas por desastres naturais.

-Brasil tem 253 atletas convocados para os Jogos Paralímpicos

Em Rikuzentakata, nordeste do Japão, uma chama foi acesa por Miu Takahashi, uma trabalhadora de um lar de idosos de 21 anos que nasceu com paralisia cerebral, de um fogo queimando em uma lâmpada a gás simbolizando a esperança após o terremoto de março de 2011 e o desastre do tsunami.

Ela acendeu uma lanterna usando o fogo, que foi transferido de um incêndio em Kobe como um monumento de esperança depois que a cidade ocidental sofreu o Grande Terremoto de Hanshin em 1995. “Foi uma honra receber o papel de passar o fogo, que tem uma longa história desde o Grande Terremoto Hanshin, como a chama paralímpica”, disse Takahashi.

Na próxima semana as quatro prefeituras que sediarão os eventos paralímpicos realizarão eventos de acendimento da tocha dos Jogos Paralímpicos de Tóquio.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Mudança

As chamas acesas no país-sede e na Grã-Bretanha serão unidas em uma cerimônia em Tóquio no dia 20 de agosto, antes do início do revezamento da tocha dos Jogos Paralímpicos na capital. O revezamento em Tóquio, originalmente programado para apresentar cerca de 700 portadores passando a chama ao longo de um curso de cerca de 35 quilômetros, foi retirado das vias públicas devido à pandemia. Em vez disso, os corredores se reunirão para a chamada cerimônia do beijo da tocha.

O revezamento da tocha para as Olimpíadas também foi retirado das vias públicas durante a maior parte de sua perna de 15 dias em Tóquio no mês passado.

Mais em Paralimpíada Todo Dia