Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Novato no parabadminton, Vitor Tavares já iniciou como um dos melhores do mundo

vitor tavares jogos parapan-americanos Lima-2019 badminton parabadminton Jogos Paralímpicos Tóquio

Está chegando a hora! Em reta final de preparação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, Vitor Tavares viajou de Curitiba (PR), sua cidade natal, para São Paulo (SP) no último sábado, 7, na companhia do técnico Italo Hauer rumo ao Centro Paralímpico Brasileiro (CPB), onde ficarão hospedados até o dia 12 de agosto e de lá seguem para Hamamatsu, no Japão.

-Brasil tem 253 atletas convocados para os Jogos Paralímpicos

Caberá ao paranaense de 22 anos duas importantes missões: ser o único atleta que representará o país no parabadminton ao mesmo tempo que a modalidade brasileira fará a sua estreia na maior competição paradesportiva do mundo.

“Tenho uma boa expectativa para Tóquio pois estou chegando lá jogando um excelente badminton e focado para trazer o melhor resultado ao Brasil. Venho me preparando bastante não só na parte física como tática e mentalmente também, confio muito nos profissionais que trabalham comigo,” analisa o debutante paralímpico.

Vitor Tavares, o Vitinho, será o único representante do Brasil no parabadminton nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, que se iniciam no fim de agosto

Vendendo a magrela

Vitinho, que desde a infância recebeu o apelido carinhoso dos amigos e familiares, possui hipocondroplasia congênita, popularmente conhecida como nanismo. Com 1,40m de altura e 55kg, sua introdução esportiva se deu através do Downhill, uma modalidade de mountain bike, esporte praticado por ele até 2016.

“Pedalar naquela época estava começando a ficar caro e foi aí que o Professor Vladimir, responsável pelo projeto ‘Badminton Zardo’ no Colégio Estadual Professor Francisco Zardo, onde eu estudava, me chamou para conhecer o novo esporte. Fiz algumas aulas, gostei e desde então não parei mais. Comecei no meio de 2016 e em 2017 fiz meu primeiro torneio nacional,” conta o ex-ciclista, que na transição do Downhill para o Badminton usou o dinheiro dos antigos equipamentos para comprar os novos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Com pouca condição financeira e sem muito apoio, eu vendi a minha bike e alguns acessórios para conseguir fazer as viagens e adquirir os meus materiais. Com isso e graças ao projeto do professor Vladimir, eu ganhei a minha primeira raquete e também o meu primeiro uniforme para treinos e jogos,” relembrou o VItor Tavares.

No primeiro torneio internacional que competiu, o Peru Parabadminton International, realizado em agosto de 2017, Vitinho já chegou mostrando a que veio e venceu nas duas categorias que jogou, Simples Masculina e Dupla Masculina. 

“Fui para este torneio através do Projeto Agitos que deu a oportunidade para alguns atletas que ainda não tinham a classificação internacional, e juntos fizemos uma clínica de aproximadamente uma semana com outros paratletas de badminton que faziam parte do projeto. O detalhe curioso é que na ida tivemos alguns problemas com a aeronave e isso já foi bem complicado, senti muito medo!,” finalizou Vitor Tavares.

Mais em Paralimpíada Todo Dia