Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasília fecha circuito nacional de tênis em cadeira de rodas

Principais atletas do país disputam a segunda e a terceira etapas, além da Supercopa, entre sábado agora e o dia 13 de dezembro na Associação Médica da capital federal

Meirycoll Duval circuito brasileiro tênis em cadeira Brasília
Meirycoll Duval é destaque no Open feminino (Marcello Zambrana/CBT)

O circuito brasileiro de tênis em cadeira de rodas fechará a temporada de 2020 em grande estilo. Em Brasília, os principais atletas do país estarão reunidos para a disputa da 2ª e 3ª Etapas da Copa BRB e da Supercopa BRB, em três torneios que distribuirão R$ 120 mil em premiação. Os jogos serão realizados na Associação Médica de Brasília, de 5 a 13 de dezembro.

As competições serão nas categorias Open Masculino, Open Feminino e Quad, com a presença confirmada dos principais brasileiros no ranking mundial. Na chave masculina, três top-50 do mundo são os favoritos: Daniel Rodrigues (11º), Gustavo Carneiro (37º) e Rafael Medeiros (48º). Entre as mulheres, estarão presentes Meirycoll Duval (28ª), Ana Caldeira (39ª) e Jade Lanai (43ª). O Quad terá a participação da Ymanitu Silva (top 10 mundial) e Augusto Fernandes (30º).

+ Construindo pontes: a acessibilidade na luta por inclusão

Rafael Medeiros voltou recentemente da Europa e vai estrear no circuito. “Voltei na semana passada da Turquia. Fiz bons jogos de simples. Em duplas, consegui ser vice-campeão ao lado de um parceiro chileno. Sai de lá com uma sensação boa. Foi o encerramento da temporada internacional nesse ano difícil de pandemia e tudo. Agora vou partir com tudo para esses torneios lá em Brasília. Acho que vai ser legal. Jogar com amigos em alto nível”, disse, para a “Agência Brasil”, o tenista que esteve nas Paralimpíadas de Londres e do Rio de Janeiro.

Ymanitu Silva circuito brasileiro tênis em cadeira Brasília
Ymanitu Silva, do Quad (Marcello Zambrana/CBT)

Circuito Brasileiro

A segunda etapa da temporada nacional do tênis em cadeira de rodas será entre os dias 5 e 7 de dezembro. A terceira será entre 8 e 10 de dezembro. E a Supercopa será de 11 a 13 de dezembro. As finais das três categorias terão transmissão ao vivo pelo canal da CBT no YouTube.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

“A realização da segunda e terceira etapas da Copa BRB, assim como a Supercopa BRB, é muito importante, principalmente em um ano atípico, em que os atletas tiveram poucas chances de competir. Essa foi uma solução encontrada pela CBT, juntamente com seu patrocinador master, o Banco de Brasília, para possibilitar aos atletas que se mantenham em atividade e que possam se preparar da melhor forma para 2021, que é o ano dos Jogos Paralímpicos de Tóquio”, enfatiza Jesus Tajra, vice-presidente da CBT e presidente do Conselho de Administração do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Mais em Paralimpíada Todo Dia