Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Lethícia Lacerda disputará Paralímpiada ao lado da mãe

Mesatenista confirmou a vaga nos Jogos nesta terça-feira após divulgação de mudanças nas regras de classificação

Lethícia Lacerda e Jane Karla
Jane Karla foi a inspiração para Lethícia Santos no tênis de mesa (Arquivo Pessoal)

Nesta terça-feira (9), a ITTF (Federação Internacional de Tênis de Mesa) divulgou as suas novas regras para a classificação dos atletas do tênis de mesa paralímpico para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, que foram reagendados para 2021 por conta da pandemia do coronavírus. As novas regras confirmaram o carimbo no passaporte de Lethícia Lacerda, filha de Jane Karla, que disputará a sua primeira Paralimpíada aos 17 anos.

A vaga da mesatenista foi confirmada por conta da sua liderança entre as melhores da América na classe 8 na última atualização do ranking mundial, feita no último dia do mês de março. Vale citar que o para tênis de mesa é dividido em 10 classes, sendo as cinco primeiras para cadeirantes e as outras cinco para andantes. Quando maior for o número da classe, menor o grau da deficiência.

+ Hugo Calderano volta a competir nesta quinta pela liga alemã

Aos 17 anos, Lethícia Lacerda fará a sua estreia em Jogos Paralímpicos em Tóquio. No ano passado, a jovem atleta representou o país nos Jogos Parapan-Americanos de Lima e conquistou a medalha de bronze.

Lethícia Lacerda, filha de Jane Karla
Lethícia Lacerda está classifica para os Jogos Paralímpicos de Tóquio (Reprodução)

Como se tudo isso já não bastasse, Lethícia Lacerdade viverá outro sonho em terras japonesas. Isso porque a Paralímpiada será a primeira competição que poderá disputar ao lado de sua mãe, a atleta Jane Karla, atleta atual do tiro com arco em cadeira de rodas.

Mãe e filha em Tóquio

A mãe, aliás, foi inspiração para que Lethícia se apaixonasse pelo tênis de mesa desde a infância. Vale lembrar que apesar de hoje estar focada no arco e flecha, Jane Karla começou a carreira como mesatenista e chegou inclusive a ganhar duas medalhas de ouro em Jogos Parapan-Americanos. Além disso, a jovem conta ainda com a orientação de seu padrasto, Joachim Gogel, ex-técnico da seleção alemã de tênis de mesa.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Ter mãe e filha disputando o mesmo evento já poderia ter acontecido no ano passado em Lima, porém o tiro com arco acabou saindo do programa do evento. No entanto, com a confirmação da vaga da Lethícia Lacerda, o evento agendado para 2021 deve ser o primeiro em que as duas disputarão juntas.

Com o sexto lugar conquistado pela arqueira no Mundial realizado na Holanda no ano passado, Jane garantiu uma vaga para o Brasil na competição de 2021. Além da boa campanha no Mundial, a temporada de 2019 da arqueira contou ainda com três quebras do recorde mundial paralímpico, o que a transforma na grande favorita para assumir a vaga que ela mesma conquistou para o país.

Mais em Paralimpíada Todo Dia