Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Patricia Pereira é suspensa por um ano após doping no Parapan

Decisão do Comitê Paralímpico Internacional também anula as duas medalhas que a nadadora conquistou em Lima-2019

Comitê Paralímpico Internacional (IPC) suspendeu a nadadora paralímpica Patricia Pereira dos Santos por doping nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 (nadadora paralímpica)
Patricia havia conquistado duas medalhas nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 (Marco Antônio Teixeira/MPIX/CPB)

O Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês) suspendeu a nadadora brasileira Patricia Pereira dos Santos por 12 meses após ela ter cometido uma violação da regra antidopagem (ADRV) nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019. Com a decisão, as duas medalhas conquistadas pela nadadora na competição também foram anuladas.

Ainda enquanto competia no Parapan de Lima, foram detectadas substâncias proibidas em uma amostra de urina fornecida pela atleta em 21 de agosto de 2019. As substâncias eram hidroclorotiazida e metabólito e SARM LGD-4033 (Ligandrol) e metabólito. Eles estão na lista de substâncias proibidas de 2019 da Agência Mundial Antidopagem (WADA, em inglês) nas classes S5 – Diuréticos e agentes mascaradores e S1.2 – Outros agentes anabólicos, respectivamente.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Os suplementos da atleta foram analisados por um laboratório credenciado pela WADA e dois dos suplementos foram encontrados como contaminados com as substâncias pelas quais Pereira dos Santos havia testado positivo. Devido ao nível reduzido de culpa do atleta pela violação e com base nessa contaminação, o IPC e a atleta concordaram com uma sanção de 12 meses.

Sem medalhas

Como resultado de sua violação, a atleta está inelegível para competir por um ano, até dia 20 de agosto de 2020. No Parapan de Lima, no Peru, Patricia havia ganhado uma medalha de prata nos 50 m livre da classe S5. Como resultado de sua desqualificação, a argentina Ana Noriega, medalhista de bronze original, agora receberá a prata. A medalha de bronze será de Esthefany de Olivieira do Brasil. 

Patricia também perde a medalha de bronze conquistada nos 100 m livre da classe S5 no mesmo evento. Esthefany receberá a medalha de bronze por ter sido a quarta colocada na prova. Assim, o resultado da campanha histórica verde-amarela não sofrerá alteração, pois mantem o total de 308 medalhas.

Mais em Paralimpíada Todo Dia