Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

ICB é o melhor na primeira fase do Brasileiro de futebol de 5

Instituto de Cegos da Bahia busca retomar hegemonia perdida para o Agafuc e trava duelo de foice contra os gaúchos na atual competição

ICB na disputa do Brasileiro de futebol de 5
CBDV

Maior campeão brasileiro do futebol de 5 com sete troféus, o Instituto de Cegos da Bahia (ICB) está empenhado em retomar sua coroa. O time passou em primeiro lugar entre os oito que seguem na disputa da edição 2019 da competição.

O ICB não conseguia ser o melhor time da fase classificatória desde 2016, justamente o ano de seu último título. Duas edições seguinte do Brasileiro de futebol de 5, o título ficou com a Agafuc, do Rio Grande do Sul.

Para passarem em primeiro agora em 2019, o ICB derrotou nesta quarta (30) os atuais vice-campeões do Cedemac, do Maranhão, por 2 a 0, com dois gols do fixo Cássio Reis.

O saldo de gols acabou deixando os baianos à frente da Agafuc: 12 a 6. As duas equipes foram as únicas que passaram à próxima etapa do torneio com 100% de aproveitamento.

“O ICB chegou focado no campeonato, fez três bons jogos e hoje, mais uma vez, entramos muito bem. Tivemos disponibilidade tática, raça, e quem entrou deu o sangue. Agora teremos um clássico baiano contra a UBC, sabemos que cada jogo é uma história e sabemos que teremos de fazer mais uma grade exibição para conseguir a vaga às semifinais”, disse Cássio.

As disputas pela semifinal serão na sexta (1º) – veja os confrontos abaixo. Os sobreviventes decidem no sábado (2) que vai para a grande decisão de domingo (3), às 9h20 (Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV.

Outros dois classificados da última edição tiveram destino bem diferente este ano: a Urece-RJ, uma das equipes semifinalistas da temporada passada, safou-se do rebaixamento por muito pouco, com um ponto apenas conquistado em três partidas.

Já a ADVP-PE não teve a mesma sorte e acabou caindo de divisão ao encerrar sua participação zerada na tabela, assim como o Cadevi, de São Paulo, que também disputará a Série B – Maestro, do Paraná, e Escema, do Maranhão, serão os novos integrantes da elite em 2020.

Quartas do Brasileiro de futebol de 5

Sexta-feira
9h – Apadv-SP x Cedemac-MA
10h30 – AMC-MT x Apadevi-PB
12h – Agafuc-RS x Ismac-MS
13h30 – ICB-BA x UBC-BA

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia