Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Atletas da bocha buscam vaga para Tóquio 2020 na BISFed 2019

Os campeões de cada classe na competição se garantem nos Jogos Paralímpicos do Japão

Bocha BISFed 2019 bocha nos jogos paralímpicos de tóquio-2020
Daniel Zappe/EXEMPLUS/CPB

O Centro de Treinamento Paralímpico recebe nesta semana a etapa das Américas da BISFed 2019. O campeão de cada classe garantirá uma vaga para seu país nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. A competição conta com a participação de 63 competidores de dez países: Argentina, Bermudas, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, México, Peru, África do Sul e Estados Unidos.

Maciel Sousa Santos, da classe BC2, está em sétimo no ranking mundial. Os 10 melhores do mundo garantem vaga para Tóquio, mas o atleta quer antecipar-se e assegurar vaga direta já nesta etapa da BISFed: “Estou a 4 pontos do quinto colocado no ranking mundial. Ou seja, muito próximo de conseguir pelo ranking mundial, mas estou focado em ser campeão aqui. Além disso, também quero defender o meu título, porque sou o atual bicampeão das Américas”, comentou.

Nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, que aconteceram entre 23 de agosto e 1º de setembro, Maciel conquistou duas medalhas, ouro no individual e prata na disputa em pares. O atleta, que nasceu com paralisia cerebral, definiu a competição continental como “tranquila”: “Eu consegui ganhar todos os jogos no individual. Aqui, temos praticamente os mesmos atletas do Parapan. Foi uma alegria para todo o Brasil conquistar todas as 308 medalhas, foi lindo. Mas agora passou e o foco é a vaga para Tóquio.”

Natali Mello, da classe BC2, também busca a vaga para as Paralímpiadas: “Estou perto de conseguir a vaga, mas a expectativa é sair daqui com a certeza e garantir vaga direta para as Paralímpiadas”. A atleta nasceu com paralisia cerebral devido à falta de oxigenação no parto. Na disputa por equipes no Parapan, ela faturou prata. Apesar de ainda não ter a vaga, Natali já tem uma expectativa para Tóquio: ficar no pódio. “Com muito treino e determinação, a gente chega lá”, afirmou.

Mais em Paralimpíada Todo Dia