Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Jovane Guissone é bronze na etapa brasileira da Copa do Mundo

Jovane Guissone - Copa do Mundo de Esgrima em cadeira de rodas jogos paralímpicos
Ale Cabral/CPB

O gaúcho Jovane Guissone conquistou nesta quinta-feira (23) a medalha de bronze na espada B, no segundo dia de disputas da etapa de São Paulo da Copa do Mundo de Esgrima em Cadeira de Rodas. O atleta brasileiro parou apenas na semifinal, contra o ucraniano Oleg Naumenko, em duelo que terminou com o placar de 15 a 13.

Após vencer quatro dos primeiros cinco jogos na fase inicial, Jovane Guissone classificou-se à fase eliminatória como o quinto melhor esgrimista. No quadro de 32, superou o sul-coreano Chunchee Park por 15 a 4. Em seguida, vingou-se do húngaro Istvan Tarjanyi, que o venceu na etapa de Sharjah (Emirados Árabes Unidos) da Copa do Mundo de Esgrima em Cadeira de Rodas. Por uma vaga na semifinal, o brasileiro foi melhor do que o ucraniano Anton Datsko (15 a 8).

“Estou feliz por ter conseguido chegar onde cheguei. Não há favoritos na nossa categoria, então estou bem satisfeito. Meu objetivo é a classificação para Tóquio e, no geral, fiz uma competição muito boa hoje”, disse Jovane Guissone .

Esta é a terceira etapa da Copa do Mundo de Esgrima em Cadeira de Rodas em 2019 (Emirados Árabes Unidos, Itália) e compõe o calendário de eventos que somarão pontos para o ranking paralímpico. A lista servirá como base para classificação dos atletas que disputarão os Jogos de Tóquio 2020. O período de qualificação iniciou-se em novembro de 2018 e se encerra em maio de 2020.

Atletas da Alemanha, Argentina, Bélgica, Bielorrússia, Brasil, Canadá, Coréia do Sul, Espanha, Estônia, Estados Unidos, Finlândia, Reino Unido, Geórgia, Grécia, Hong Kong, Hungria, Iraque, Itália, Japão, Líbano, Macau, Polônia, Rússia, Suíça, Tailândia, Turquia e Ucrânia participam desta competição.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia