Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Britânico reafirma favoritismo na etapa da Copa do Mundo

Reprodução

Nesta quarta-feira, 22, primeiro dia de disputas da etapa do Brasil da Copa do Mundo de Esgrima em Cadeira de Rodas, o britânico Dimitri Coutya, da categoria B, faturou a medalha de ouro no florete. As disputas acontecem no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e seguem até este sábado, 25, com a participação de mais de 200 atletas de 29 países.

O britânico fechou as poules em segundo lugar, apenas atrás do russo Albert Kamalov, com quem duelou na final. Nas oitavas de final, venceu o iraquiano Ammar Ali por 15 a 3. Nas quartas, derrotou o italiano Marco Cima (15 a 6). No duelo com Timur Khamatshin pela semifinal, a vitória com o placar de 15 a 5.

Na final, o britânico demonstrou destreza e superioridade ao derrotar o russo Kamalov por 15 a 5. Dimitri é o atual campeão mundial no florete e na espada e chegou ao Brasil como um dos principais adversários do gaúcho Jovane Guissone. Este, por sua vez, perdeu para russo Timur Khamatshin nas oitavas de final, por 15 a 13 e disputará a prova da espada nesta quinta, 23.

O outro brasileiro nesta prova foi Vanderson Chaves, que saiu nas oitavas de final ao perder para o ucraniano Dmytro Serozhenko por 15 a 8.

Esta é a terceira etapa da Copa do Mundo da modalidade em 2019 (Emirados Árabes Unidos, Itália) e compõe o calendário de eventos que somarão pontos para o ranking paralímpico. A lista servirá como base para classificação dos atletas que disputarão os Jogos de Tóquio 2020. O período de qualificação iniciou-se em novembro de 2018 e se encerra em maio de 2020.

Atletas da Alemanha, Argentina, Bélgica, Bielorrússia, Brasil, Canadá, Coréia do Sul, Espanha, Estônia, Estados Unidos, Finlândia, Reino Unido, Geórgia, Grécia, Hong Kong, Hungria, Iraque, Itália, Japão, Líbano, Macau, Polônia, Rússia, Suíça, Tailândia, Turquia e Ucrânia participam desta competição.

Mais em Paralimpíada Todo Dia