Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Cerimônia de abertura dá início às Paralimpíadas Escolares

Competições voltadas para jovens com deficiência de 12 a 17 anos serão realizadas em dois dias com a participação de 902 atletas de 25 unidades federativas do país

Yohansson Nascimento cerimônia de abertura Paralimpíadas Escolares
Yohansson Nascimento na abertura das Paralimpíadas Escolares (Alan Morici/CPB)

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) deu início à 14ª edição das Paralimpíadas Escolares na noite desta terça-feira (23) com a realização da cerimônia de abertura em São Paulo. O evento contou com a presença do vice-presidente do Comitê, Yohansson Nascimento, e autoridades como o secretário nacional do Paradesporto, José Agtônio Guedes, e o governador de Roraima, Antonio Denarium, pai do jovem João Antônio, 15 anos, que disputará a modalidade bocha por seu estado.

“As Paralimpíadas Escolares me emocionam muito. Hoje, passei pelo CPB e vi muitas crianças, que orgulham suas famílias. Tenho certeza de que sairão muitos medalhistas paralímpicos desta edição do evento”, afirmou Yohansson Nascimento, campeão paralímpico nos 200 m da classe T46 em Londres 2012, em seu discurso. As competições, voltadas para jovens com deficiência em idade escolar, de 12 a 17 anos, começam na manhã desta quarta (24), e vão até sexta (26), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

+ A cem dias dos Jogos, brasileiros retomam treinos e competições

Durante a cerimônia, foram realizados o desfile dos 25 porta-bandeiras, que representaram os estados que participarão do projeto, o acendimento virtual da pira paralímpica, vídeos com homenagens e com atletas medalhistas que participaram das Paralimpíadas Escolares.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Retorno com força

Após ser suspensa em 2020 por causa da pandemia, as Paralimpíadas Escolares retornam com 902 atletas de 25 unidades federativas. As exceções são Alagoas e Minas Gerais. Eles irão competir em 13 modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas (formato 3×3), bocha, futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 (para paralisados cerebrais), goalball, judô, natação, parabadminton, parataekwondo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. Neste ano, a novidade é a estreia do parataekwondo. A modalidade entrou nos Jogos Paralímpicos, em Tóquio, e foi responsável por três medalhas brasileiras: uma de ouro, uma de prata e outra de bronze.

Mais em Paralimpíada Todo Dia