Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Sesi começa com vitórias na Copa do Mundo de Clubes de goalball

Time masculino, do campeão paralímpico Parazinho, e o feminino somaram três vitórias, todas pela regra da misericórdia. Sporting, de Leomon Moreno de Carol Duarte, também começou bem

Parazinho Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 goalball Copa do Mundo de Clubes Sesi
Parazinho, com a camisa da seleção, nos Jogos de Tóquio (Matsui Mikihito/CPB/arquivo)

Foi praticamente perfeita a estreia do Sesi na Copa do Mundo de Clubes de goalball, nesta quarta-feira (24), no Pavilhão Susana Barroso, em Odivelas, Portugal. Foram duas vitórias no masculino e outra no feminino, as três pela regra da misericórdia, e apenas dois gols sofridos. Entre os homens, que têm no elenco Parazinho, campeão e artilheiro dos Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020, foi 10 a 0 em cima do belga Ha.Vi.2 Bruxelles e 11 a 1 no Vancouver GC, do Canadá. As mulheres fizeram 11 a 1 no francês CS AVH Lyon no único jogo delas no dia. A citada regra encerra o jogo quando um time abre dez gols de vantagem.

Além de Parazinho, cujo nome é Josemarcio Souza, Alex Melo, o Labrador, também é do Sesi e esteve na campanha do título em Tóquio. Parazinho foi o artilheiro com 26 gols ao lado do chinês Yang Mingyuan. Agora em Portugal, o time paulista é completado por Ivanilson Silva, o Son, Wallace Lírio, Matheus de Jesus e Denis Oliveira, esse último com passagem pela seleção. Entre as mulheres, o Sesi tem Ana Gabriely e Moniza Lima que fizeram parte da equipe quarta colocada no Japão. Gleyse Portiolli, Danielle Longhini, Alaine Marques e Maria Luzia Lirio são as outras quatro do elenco em Odivelas.

Leomon e Carol Duarte

O dia valeu destaque, ainda, para três vitórias do Sporting de Portugal. O masculino tem no elenco o brasileiro Leomon Moreno, também campeão paralímpico em Tóquio-2020, vice artilheiro com 25 gols e considerado o melhor jogador do mundo na modalidade. Eles bateram o Vancouver GC por 10 a 7 e o ASA Québec, do Canadá, por 16 a 7. O feminino, com Carol Duarte, outra representante do Brasil nos Jogos da capital japonesa, fez 14 a 4, mais uma pela misericórdia, no holandês USV Hercules.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Formado do torneio

A Copa do Mundo de Clubes de goalball conta com seis clubes em cada naipe. O torneio feminino tem Sporting (Portugal), AVH Lyon (França), BSI Copenhagen (Dinamarca), Sesi (Brasil), Punjab BSA (Paquistão) e USV Hercules (Holanda). No masculino, disputam Sporting (Portugal), Vancouver GC (Canadá), Sesi (Brasil), Asa Québec (Canadá), Punjab BSA (Paquistão) e Ha. Vi. 2 Bruxelles (Bélgica). O Sesi representa o Brasil por ser o campeão nacional de 2019 no feminino e no masculino. O sistema de disputa é igual nos dois: todos jogam entre si, totalizando cinco partidas para cada equipe na fase classificatória. As quatro mais bem classificadas vão às semifinais e se cruzam com o primeiro enfrentando o quarto e o segundo encarando o terceiro.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia