Siga o OTD

Pan-Americano

Qualificação para Tóquio-2020 amplia vela no Pan de Lima

Jogos Pan-Americanos terão aumento no número de participantes da vela e poderão classificar atletas de cinco das dez classes para a próxima Olimpíada

A classe 49er, da vela, foi incluída no programa do Pan de Lima-2019 (Crédito: Divulgação)

Surpreendeu na semana passada um comunicado no site da World Sailing (Federação Internacional de Vela), sobre uma mudança no programa de provas dos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019. Isso faltando cerca de seis meses para o início do evento.

Fora a questão bizarra de se mudar a quantidade de participantes com tão pouco tempo para o início da competição.

+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar
+ Curta a página do blog Laguna Olímpico no Facebook
+ O blog também está no Instagram. Clique e siga

Segundo o comunicado, foi ampliado o número de vagas para competição de vela no Pan, subindo de 148 para 168 atletas. Ampliou-se o número de barcos da Nacra 17, de oito para dez, e adicionou mais um evento, a 49er, com oito barcos.

O motivo para o inchaço, contudo, é bem justo.

Segundo a World Sailing, tanto os eventos da 49er quanto da Nacra (assim como da 49er FX feminino) serão classificatórios para os eventos continentais pré-olímpicos para Tóquio-2020, ainda com data para serem definidos.

VEJA ALGUMAS OBRAS DO PAN DE LIMA-2019

O Pan já definia previamente a classificação direta para Tóquio-2020 nas classes laser (masculino) e laser radial (feminino).

A intenção da World Sailing, que aguarda aprovação do COI (Comitê Olímpico Internacional) é que pela primeira vez, uma edição do Pan-Americano poderá classificar para a Olimpíada cinco de dez eventos da vela.

VEJA TAMBÉM:

Veja como estão as obras do Pan-Americano de Lima 
Confira o vídeo oficial dos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019 
Os classificados do Brasil para o Pan de Lima-2019

Mais em Pan-Americano