Siga o OTD

Seleção Brasileira

Conheça os eleitos do judô do Brasil para o Pan de Toronto 2015

Campeã mundial de 2014, Mayra Aguiar é presença certa no Pan-Americano de Toronto

Campeã mundial de 2014, Mayra Aguiar é presença certa no Pan-Americano de Toronto

Com direito a campeões mundiais e vários medalhistas olímpicos, a CBJ (Confederação Brasileira de Judô) anunciou nesta segunda-feira os convocados para integrara a seleção brasileira da modalidade que disputará om Pan de Toronto 2015, a partir do próximo dia 10 de julho. A principal ausência da lista será a da campeã olímpica em Londres 2012, Sarah Menezes, que abriu mão da vaga para se concentrar na preparação do Mundial de Astana (Cazaquistão), em agosto.

A equipe brasileiroa, que viajará para o Canadá no próximo dia 2 de julho, iniciará sua preparação em Mangaratiba, Costa Verde do Rio de Janeiro, a partir de 23 de junho. Além dos 14 convocados (sete no masculino e sete no feminino), a CBJ contará com o apoio de atletas das seleções sub 18 e sub 21, para auxiliar nos treinamentos. E o objetivo no Pan de Toronto é bastante ousado. “Queremos voltar com medalhas nas 14 categorias de peso”, afirmou Ney Wilson, gestor técnico de alto rendimento da entidade. Em Guadalajara 2011, o Brasil só não faturou medalha em uma única categoria, a de 63 kg feminino.

>>> Veja ainda: Brasil tem 588 vagas asseguradas no Pan de Toronto. Confira o gráfico

Na lista anunciada nesta segunda-feira, destaque para a campeã mundial de 2014 na categoria 78 kg, Mayra Aguiar, que foi bronze no Pan de 2011. Ela terá a companhia de medalhistas olímpicos, como Tiago Camilo (90 kg), que tentará o tricampeonato pan-americano, Rafael Silva (+ 100 kg) e Felipe Kitadai (60 kg), além de campeões mundiais, como Luciano Corrêa (100 kg) e Rafaela Silva (57 kg).

A convocação também apresenta estreantes em competições poliesportivas, como Pan e Olimpíadas. Integrarão a seleção brasileira pela primeira vez os judocas Nathália Brigida, Mariana Silva, Charles Chibana, Alex Pombo e Victor Penalber. Os atletas serão orientados pelos técnicos Luiz Shinohara, Rosicleia Campos, Fulvio Miyata e Mário Tsutsui. Em Toronto, a competição de judô acontece de 11 a 14 de julho no Mississauga Sports Centre.

Confira abaixo os 14 convocados da seleção brasileira de judô:

Feminino

48kg – Nathália Brigida (Minas TC/MG)
52kg – Érika Miranda (Minas TC/MG)
57kg – Rafaela Silva (Instituto Reação/RJ)
63kg – Mariana Silva (Minas TC/MG)
70kg – Maria Portela (Sogipa/RS)
78kg – Mayra Aguiar (Sogipa/RS)
+78kg – Maria Suelen Altheman (AJ Rogério Sampaio/SP)

Masculino

60kg – Felipe Kitadai (Sogipa/RS)
66kg – Charles Chibana (EC Pinheiros/SP)
73kg – Alex Pombo (Minas TC/MG)
81kg – Victor Penalber (Instituto Reação/RJ)
90kg – Tiago Camilo (EC Pinheiros/SP)
100kg – Luciano Corrêa (Minas TC/MG)
+100kg – Rafael Silva (EC Pinheiros/SP)

//

Mais em Seleção Brasileira