Siga o OTD

Seleção Brasileira

Rúgbi seven sul-americano abre disputa por vagas em Tóquio-2020

Após voltar ao programa olímpico na Rio-2016, modalidade inicia a qualificação continental com as mulheres em junho, no Peru

Jogadoras da seleção brasileira feminina de rúgbi seven comemoram o título do qualificatório para a Série Mundial da modalidade (Crédito: World Rugby)

Modalidade que retornou ao programa olímpico na Rio-2016, o rúgbi seven começa para valer a definição dos participantes dos Jogos de Tóquio-2020 em junho. E a corrida olímpica terá interesse direto ao Brasil.

A World Rugby, que comanda a modalidade, anunciou as datas e locais dos torneios qualificatórios continentais. O primeiro deles será na América do Sul. Em Lima (PER), o qualificatório feminino do rúgbi seven está marcado para os dias 1º e 2 de junho. Na ocasião, ocorrerá também o evento-teste do estádio que será utilizado nos Jogos Pan-Americanos.

+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar
+ Curta a página do blog Laguna Olímpico no Facebook
+ O blog também está no Instagram. Clique e siga

Ainda em junho, será a vez dos homens terem o seu torneio qualificatório. Nos dias 29 e 30, a disputa masculina está marcada para Santiago (CHI).

A seleção brasileira feminina chegará para este qualificatório no Peru animada com uma conquista inédita. Na última sexta-feira (5), a equipe sagrou-se campeã da Hong Kong Sevens e com isso assegurou um lugar na Série Mundial de Sevens, principal evento da modalidade.

Os quatro primeiros colocados da Série Mundial 2019/20, nos dois gêneros, estarão classificados para a Olimpíada. Como o Japão já está pré-classificado por ser o país-sede, os seis campeões das eliminatórias continentais estarão nos Jogos.

No caso da Série Mundial feminina, se duas equipes da América do Norte estiverem entre as classificadas, o qualificatório da região enviará os dois primeiros para a repescagem internacional, em 2020.

Confira abaixo as datas dos qualificatórios olímpicos continentais do rúgbi seven

1 e 2/6 – América do Sul – Lima (PER) – feminino
29 e 30/6 – América do Sul – Santiago (CHI) – masculino
6 e 7/7 – América do Norte – George Town (CAY) – feminino e masculino
13 e 14/7 – Europa – Colomiers (FRA) – masculino
13 e 14/7 – Europa – Kazan (RUS) – feminino
7 a 9/11 – Oceania – Suva (FIJ) – feminino e masculino
9 e 10/11 – Ásia – Guangzhou (CHN) – feminino
23 e 24/11 – Ásia – Incheon (KOR) – masculino
A confirmar – África (em 2019)
A confirmar – Repescagem olímpica (em 2020)

VEJA TAMBÉM:

Estádio do rúgbi para o Pan de Lima será testado em qualificatório de Tóquio-2020 
Comitê paralímpico ganha novo patrocinador para Tóquio-2020 
Conheça os games que serão lançados para os Jogos de Tóquio-2020 

Mais em Seleção Brasileira