Siga o OTD

Os Olímpicos

Eckhoff vence sprint do biatlo e chega a 8 títulos mundiais

A suíça Corinne Suter venceu o downhill feminino no Mundial de Esqui Alpino em Cortina d’Ampezzo com o tempo de 1:34.27 conquistando seu primeiro título mundial, melhorando a prata do mundial anterior. Especialista na prova, Suter foi campeã da Copa do Mundo de downhill na temporada e era uma das favoritas nesta prova, além de ter sido prata no Super-G neste Mundial. A alemã Kira Weidle ficou com a prata a 0.20 da suíça e foi a grande surpresa da prova. Em cinco temporadas da Copa do Mundo, Weidle teve apenas dois bronzes em etapas. Completou o pódio a suíça Laura Gut-Behrami com 1:34.64, a 0.37 do ouro. Campeã do Super-G na quinta-feira, Gut-Behrami chega a 7 medalhas em Mundiais. A checa Ester Ledecka ficou em 4º lugar a 0.07 do pódio, repetindo a posição do Super-G dois dias antes.

Tiril Eckhoff confirmou a grande fase e venceu a prova de sprint no Mundial de Biatlo em Pokljuka, na Eslovênia. Com o tempo 21:18.7 e sem erros nos tiros, a norueguesa conquistou seu 8º título mundial da carreira. A francesa Anaïs Chevalier-Bouchet ficou com a prata a 12s da campeã e com um erro. Já o bronze foi uma enorme surpresa com a bielorrussa Hanna Sola pegando a medalha a 14.4 de Eckhoff sem erros. Foi o primeiro pódio individual da carreira de Sola e logo em um Mundial. Líder da Copa do Mundo, a norueguesa Marte Olsbu Roiseland errou dois tiros na sessão em pé e mesmo assim acabou em 6º. Dois ouros e duas pratas no último Mundial, a italiana Dorothea Wierer ficou apenas em 20º lugar, com 2 erros a 1:21.9 da campeã, o que pode complicar sua prova de perseguição neste domingo.

O Mundial de Snowboard e Esqui Freestyle foi dividido em quatro competições diferentes. Em Idre, na Suécia, terminou a primeira delas com as provas de Ski Cross. Na prova masculina, nenhum dos cinco medalhistas olímpicos que estavam competindo chegou às semifinais. A vitória ficou com o suíço Alex Fiva, seguido do francês François Place e do sueco Erik Mobärg. Na prova feminina, a vitória ficou com a sueca Sandra Näslund, que repetiu o título de 2017. Ela é uma das principais atletas da prova, com 15 vitórias em Copas do Mundo e 38 pódios. A prata ficou com a suíça Fanny Smith, campeã mundial em 2013 e bronze na última Olimpíada, e o bronze com a francesa Alizée Baron.

Marijke Groenewoud após vencer a prova de saída em massa

Holanda e Estados Unidos dividiram os ouros no 3º dia do Mundial de Patinação Artística. A americana Brittany Bowe venceu a prova de 1.000m pela 3ª vez na carreira com o tempo de 1:14.12, colocando 0.55 de vantagem sobre a holandesa Jutta Leerdam. Já nos 1.000m masculinos, a vitória foi do holandês Kai Verbij com 1:08.05. O russo Pavel Kulizhnikov, favorito nesta e nos 500m, mais uma vez ficou com a prata com 1:08.31. Campeão dos 500m na sexta-feira, o canadense Laurent Dubreuil completou o pódio com 1:08.56. Um dos favoritos, o holandês Thomas Krol conseguiu um feito raro: queimou duas vezes a largada e foi desclassificado. Já nas provas de saída em massa, ouros para a holandesa Marijke Groenewoud e para o americano Joey Mantia, que venceu pela 3ª vez na carreira.

No Mundial de Skeleton, tivemos a prova em equipes, formadas por uma dupla mista. Primeira desce a mulher e em seguida o homem, mas em descidas separadas, não no esquema de revezamento, como acontece com o luge. Campeões no dia anterior, os alemães Tina Hermann e Christopher Grotheer fizeram 1:55.41 para ficar novamente com o ouro, 0.14 melhores que a outra dupla alemã de Jacqueline Lölling e Alexander Gassner e 0.15 mais rápidos que os russos Elena Nikitina e Alexander Tretiakov.

Mais em Os Olímpicos