Siga o OTD

Handebol

Dinamarca vence Egito em jogo histórico para avançar às semis

Quatro times europeus estão nas semifinais

Quartas de final

O primeiro jogo das quartas foi o embate entre Egito, os donos da casa, e a Dinamarca, atual campeã mundial e olímpica. E foi um jogo absolutamente histórico. Egito começou bem marcando 3, enquanto o seu goleiro Mohamed El-Tayar fazia 4 defesas e o primeiro gol dinamarquês levou quase 7min para sair. Dinamarca empatou em 4-4, mas o Egito conseguiu mais uma boa sequência, abrindo 8-6. A Dinamarca trocou de goleiro, entrando Kevin Moller, que teve 44% de defesas no 1º tempo. A Dinamarca virou pra 9-8, assumindo a frente pela 1ª vez na partida até fechar o 1º com 16-13. Errando muito, a Dinamarca viu o Egito começar melhor no 2º tempo com 5-1 e virando para 18-17 e a partida seguiu parelha até um 23-23. Niklas Landin voltou ao gol dinamarquês e sua equipe foi bem no ataque, abrindo 25-23. Ambas equipes tiravam o goleiro para atacar com 7 até que o tempo normal terminou empatado em 28-28.

Na 1ª prorrogação, a Dinamarca conseguiu uma liderança no início de 2 gols e foi pro minuto final com 34-32. O Egito diminui e, quando a bola estava novamente com os dinamarqueses, Mikkel Hansen levou um cartão vermelho no último segundo por jogar a bola longe após o apito do árbitro dando passividade. Mohammed Sanad cobrou o 7m e o Egito empatou em 34-34, levando para mais uma prorrogação. Na 2ª prorrogação, o jogo travou e apenas o Egito conseguiu marcar 1 gol na 1ª parte. No último segundo, foi a vez de Ibrahim El-Masry levar um cartão vermelho e Magnus Landin marcou o 7m para empatar em 35-35 e a partida foi para as cobranças alternadas de 7m. O Egito perdeu logo a primeira cobrança, depois cada time perdeu uma, mas quando Lasse Svan marcou a 5ª, a vitória dinamarquesa foi selada por 39-38.

Hungria x França

França e Hungria fizeram mais uma partida muito parelha. Os húngaros começaram bem, abrindo 7-1 nos 10min iniciais, mas um inspirado Michael Guigou marcou 4 seguidos e a França encostou em 9-8. A Hungria soube manter a vantagem e fechou o 1º tempo com 14-12. Após mudanças no time, a França foi subindo de produção e virou para 20-19, após o 3º gol seguido de Valentin Porte. Com 5min pro fim, Dika Mem mandou uma bomba no gol húngaro e a França abriu 30-27 e parecia que tinha acabado. Mas 4 erros franceses seguidos e a Hungria empatou 30-30 e a partida foi para a prorrogação. No tempo extra, a França mostrava superioridade enquanto Ludovic Fabregas pedia calma no banco francês e sua equipe fechou com 35-32 para avançar para as semifinais pelo 4º mundial seguido.

Na 3ª partida, a Noruega começou animada com seu goleiro Torbjorn Bergerud salvando 3 bolas nos 3min iniciais, mas o bom momento logo passou e a Espanha, que vinha de campanha invicta, apertou e chegou a uma vantagem de 9-6 na metade do 1º tempo. Com 17min de jogo, o principal jogador norueguês e um dos artilheiros do campeonato Sander Sagosen sentiu uma lesão e precisou sair. Aproveitando a ausência dele, a Espanha seguiu dominando e fechou o 1º tempo com 21-15. A Noruega teve mais um bom início, marcando 3 seguidos, mas Alex Dujshebaev fez 6 seguidos pro lado espanhol e os ibéricos venceram a partida com 31-26. Dujshebaev marcou 8 e o goleiro espanhol Rodrigo Coralles defendeu incríveis 19 bolas.

Fechando a rodada, a Suécia passeou pelo Qatar. Foi um início de jogo equilibrado até o 8-8 com 20min de partida, mas os suecos contavam com o um dia inspirado de Lucas Pellas e venceram o 1º tempo por 14-10. No 2º tempo, foi a vez de Valter Chrintz brilhar pela equipe nórdica e, com um rolo compressor, a Suécia abriu 25-13. Chrintz seguia marcando (fez 8 no jogo, assim como Pellas) e a vantagem sueca chegou a 14 com 30-16. Com 76% de sucesso no ataque, a Suécia venceu por 35-23. Nem o cubano Frankis Marzo, artilheiro do Mundial, conseguiu salvar o Qatar, marcando apenas 5. Marzo fecha o Mundial com 58 gols em 7 partidas.

Semifinais desta sexta-feira serão França x Suécia e Espanha x Dinamarca.

Jogos Classificatórios

Na disputa do 25º lugar, a Tunísia venceu a Áustria por 37-33, com ótimos 79% de aproveitamento nos ataques. Já pelo 27º lugar, o Chile derrotou a República Democrática do Congo por 35-30, destaque para os 6 gols de Erwin Feuchtmann, que termina como o 3º maior marcador do Mundial com 49 no total. E pelo 29º lugar, vitoria de Marrocos sobre a Angola por 30-29, com 12 gols de Reida Rezzouki.

Mais em Handebol