Siga o OTD

Olimpismo Todo Dia

Atletas do skate e velocista participam do Dia Olímpico no Brasil

Atletas brasileiros participam de atividades no Dia Olímpico, comemorado neste 23 de junho

Dia Olímpico mascotes
(Foto: Arte/OTD)

O Dia Olímpico é celebrado nesta sexta-feira, dia 23 de junho. Desde 1948, o Comitê Olímpico Internacional (COI) celebra o dia com atividades por todo mundo. A data busca trazer o movimento olímpico para o dia-a-dia da população em geral e o Comitê Olímpico do Brasil (COB) participa das comemorações, iluminando o Maracanã e com atividades realizadas por atletas do skate e Rosângela Santos. Para o ano de 2023, o tema escolhido foi Let’s Move (“Vamos nos Mexer” em português), organizado em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Segundo o COI, a maioria das pessoas alega falta de tempo como o maior empecilho à atividade física. A entidade compartilhou dados que apontam que sobretudo “80% dos jovens não conseguem atingir o nível de atividade física diária recomendado para uma ótima saúde física e mental”. Desse modo, o COI lançou a campanha para que pessoas agendem no calendário 30 minutos de atividade física todo dia. Por isso, uma série de astros olímpicos participará das celebrações como Allyson Felix, Pau Gasol e PV Sindhu.

A representante olímpica brasileira foi a duas vezes campeã mundial do skate street Pamela Rosa, que compartilhou um vídeo de aquecimento. Além dela, a Confederação Brasileira de Skate divulgou um vídeo em parceria com o canal oficial dos Jogos Olímpico. De acordo com o tema proposto, Gabriela Mazetto, Giovanni Vianna e Felipe Gustavo falam um pouco de suas atividades físicas favoritas, convidando os fãs e torcedores a se mexerem

+ Pro Tour de Roma de skate street: onde assistir ao vivo

Dia Olímpico Internacional

A data homenageia a fundação do Comitê Olímpico Internacional em 23 de junho de 1894, no auditório da Universidade de Sorbonne, em Paris, de acordo com a história oficial do COI. A partir desta data, o Barão Pierre de Coubertin liderou a missão de revitalizar os Jogos Olímpicos da antiguidade, culminando nos Jogos de Atenas 1896.

Em 1948, o COI celebrou a data pela primeira vez com atividades pelo mundo todo. Já a primeira Corrida do Dia Olímpico, em que participantes ao redor do mundo correm 10km, aconteceu em 1987. Enquanto 45 nações participaram da primeira edição, 130 comitês olímpicos nacionais estão organizando eventos desde maio até este fim-de-semana, segundo comunicado do COI.

Comemorações no Brasil

Bruno Lorenzo/COB

Nesta sexta-feira (23), o Comitê Olímpico do Brasil participará das comemorações do Dia Olímpico iluminando o Maracanã. Ainda que não tenha a alcunha oficial de Estádio Olímpico, ele foi o palco das Cerimônias de Abertura e Encerramento da Rio 2016. Na véspera(22), o COB também realizou clínicas esportivas com quase 300 crianças e adolescentes em parceria com o Projeto Transforma, um programa socioeducativo que atua em parceria com as escolas através da Educação Olímpica.

A velocista Rosângela Santos exibiu sua medalha de bronze conquistada nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, antes de conversar com os jovens. A atleta ainda comentou que visa sua quinta participação nos Jogos Olímpicos em Paris 2024.  Primeiramente, a medalhista olimpica e campeã pan-americana afirmou que “é muito importante para as crianças estarem inseridas no esporte, conhecendo os valores olímpicos“. “Estou me vendo aqui neles, porque comecei praticamente na idade deles, moro aqui perto do local do evento, sou de comunidade” afirmou ainda. “Fiquei muito feliz pelo convite do COB e quero aproveitar para inspirar essas crianças”, completou ela.

Ginga participa de atividade do judô organizado pelo COB com Projeto Transforma durante Dia Olímpico Internacional
Bruno Lorenzo/COB

Seis esportes foram apresentdos para as crianças: boxe, breaking, basquete 3×3, judô, tênis de mesa, e enfim, o atletismo, esporte de Rosangela. O evento aconteceu no Sesc Madureira contando com a participação de alunos do sexto ano dos seguintes sete Ginásios Educacionais Olímpicos: Fernando de Azevedo (do bairro de Santa Cruz), Nicarágua (de Realengo), Juan Antonio Samaranch (de Santa Teresa), Felix Mieli Venerando (do Caju), Nelson Prudêncio (da Ilha do Governador), Dr. Sócrates (de Guaratiba) e Martin Luther King (do Estácio).

Medalhistas celebram o olimpismo

Outros medalhistas olímpicos brasileiros celebraram o Dia Olímpico, lembrando da importância tanto de comemorar os feitos quanto de valorizar o olimpismo todo dia. Medalhista de bronze nos 200 m livre em Tóquio, o nadador Fernando Scheffer acredita que a condição de atleta olímpico pode ajudar a inspirar as pessoas a fazerem o seu melhor todos os dias. “Trabalho para não ser lembrado apenas por ter uma medalha, um título ou um recorde. Procuro mostrar aos meus colegas de treino, atletas da nova geração e seguidores que é possível alcançar seus sonhos com dedicação, resiliência e hábitos saudáveis”.

Arthur Nory, medalha de bronze na prova do solo nos Jogos do Rio 2016 e campeão mundial da barra fixa em Stuttgart 2019 na ginástica artística, exalta a disciplina, o trabalho em equipe e o respeito como alguns dos principais valores que um atleta olímpico pode transmitir. “Além disso, acredito que consigo inspirar novos atletas e torcedores compartilhando histórias de sucesso, incentivando o trabalho duro e a nunca desistir”, diz Nory.

“É um dia muito especial, dedicado aos atletas que chegaram num nível de alta performance e tiveram a oportunidade de representar o seu país em uma Olimpíada”, lembrou Ana Marcela Cunha. Campeã olímpica nas águas abertas de Tóquio 2020, a maior medalhista da história em campeonatos mundiais na sua modalidade ainda comentou sobre o olimpismo.

“De todos os valores que os atletas olímpicos transmitem, admiro muito o fair play, o respeito, a união, a paz e outros valores pregados pelo Barão Pierre de Coubertin, que acima de tudo pregava a importância de competir com dignidade”

Rafael Silva, judoca pesado medalhista de bronze em Londres 2012 e Rio 2016 também falou sobre o Dia Olímpico. “É um dia importante para quem acredita no Movimento Olímpico e nos valores do esporte. Contribui para que mais pessoas continuem sonhando em praticar o esporte de alto rendimento e quem sabe chegar também em uma Olimpíada”, comentou o atleta da categoria +100kg.

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Olimpismo Todo Dia