Siga o OTD

Olimpíada

Paulo Wanderley toma posse como presidente do COB

Solenidade aconteceu em Assembleia virtual, que teve ainda posses do vice e dos novos membros do Conselho de Administração e da Comissão de Atletas

Paulo Wanderley - COB
Paulo Wanderley foi reeleito presidente do COB em 2020 (Camila Dantas/COB)

Após vencer a eleição para presidência do COB (Comitê Olímpico do Brasil) em outubro de 2020, Paulo Wanderley e Marco Antônio La Porta tomaram posse e iniciaram seus mandatos como presidente e vice da entidade para o ciclo 2021-2024. A solenidade ocorreu na manhã desta terça-feira (12) por meio de Assembleia Geral Extraordinária virtual, devido ao cenário atual de pandemia.

“Nossa gestão sempre foi baseada na transparência, na austeridade e na meritocracia. Agora ainda vamos acrescentar outros dois pilares: a excelência e a competência. É assim que daremos sequência ao trabalho, com a parceria fundamental das Confederações, da Comissão de Atletas, da Secretaria Especial do Esporte, dos clubes e de todos que compõem a cadeia produtiva do esporte olímpico brasileiro”, disse Paulo Wanderley, que foi empossado pelo presidente da Comissão de Atletas do COB, Tiago Camilo.

+Haverá Olimpíada, mas muito diferente, diz presidente do COB

“Hoje é um novo começo. Reitero a importância da unidade de toda a cadeia esportiva, porque sem união não se chega a lugar algum. E o nosso único objetivo deve ser a melhoria do esporte olímpico brasileiro, com o COB na condução deste processo”, completou.

Projetos

Entre os principais projetos de Paulo Wanderley para o novo ciclo na presidência do COB estão a ampliação do programa GET (Gestão, Ética e Transparência); revisão dos critérios de distribuição dos recursos das loterias (Lei Agnelo/Piva), com participação das confederações; aumentar os recursos destinados à área de Desenvolvimento Esportivo; criar o programa Mulher no Esporte Olímpico; entre outros.

Além das ações esportivas, o COB colocará em prática neste quadriênio o Programa de Prevenção e Enfrentamento do Racismo no Esporte; incrementará ações em sustentabilidade, que reduzam o impacto ambiental no Movimento Olímpico Brasileiro; e fortalecerá ainda mais a memória olímpica, com a ampliação do projeto Hall da Fama, que terá uma plataforma digital e seguirá homenageando anualmente dez ídolos do esporte nacional. 

+ SIGA O OTD NOYOUTUBE, NOINSTAGRAM E NOFACEBOOK

“Agradeço a confiança do Paulo Wanderley, que muito me honrou com o convite para ser vice neste quadriênio bastante desafiador. Teremos três Jogos Olímpicos em quatro anos, fora Jogos Pan-americanos e Sul-americanos. Começamos com Tóquio, neste cenário de incerteza, e com muitos eventos em sequência. Pode ser desafiador, mas juntos estaremos prontos para representar o Brasil da melhor forma possível”, completou Marco La Porta. 

Por fim, a Assembleia também foi marcada pela posse dos oito novos integrantes do Conselho de Administração e da Comissão de Atletas, composta agora por 25 integrantes, sendo 19 com direito a voto na Assembleia do COB.

Mais em Olimpíada