Siga o OTD

Olimpíada

Mosiah Rodrigues é eleito presidente da Comissão de atletas

Ex-jogadora de vôlei Virna será a vice-presidente e a ex-nadadora Flávia Delaroli, a secretária da Comissão Nacional de Atletas. Reunião foi virtual em função da pandemia da COVID-19

Comissão Nacional de Atletas Mosiah Rodrigues
Ex-ginasta foi eleito presidente da Comissão Nacional de Atletas (Divulgação)

A Comissão Nacional de Atletas (CNA) realizou, na manhã desta sexta-feira (8), sua primeira reunião de 2020. Devido à pandemia da Covid-19, o encontro foi realizado de forma virtual pela primeira vez e contou com a participação do Secretário Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Marcelo Magalhães. A reunião foi marcada pela eleição de Mosiah Rodrigues como novo presidente da CNA.

O ex-ginasta irá suceder Hortência Marcari, última presidente do conselho. “Foi uma honra, não só por ter sido indicado para essa posição, mas por ter tido o apoio de todos os membros na reunião de hoje”, afirmou Mosiah. Ele acumulará a presidência da CNA com a de coordenador-geral do Programa Bolsa Atleta da Secretaria Especial do Esporte, função que ocupa desde 2014.

“O primeiro presidente da CNA foi ninguém menos do que Adhemar Ferreira da Silva (atleta do salto triplo, primeiro bicampeão olímpico do Brasil e falecido em 2001). Os três últimos foram Lars Grael, Zico e Hortência. Estar junto dessas personalidades é uma honra e, naturalmente, um desafio”, disse Mosiah.

Como atleta da ginástica artística, ele conquistou um ouro, duas pratas e dois bronzes em Jogos Pan-Americanos, entre 2003 e 2007. Foi ainda o representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004.

-INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Além do presidente, a ex-jogadora de vôlei Virna foi eleita a vice-presidente e a ex-nadadora Flávia Delaroli foi escolhida como secretária da CNA.

A próxima reunião da CNA deve ser realizada em agosto, em data a ser definida. “A missão e os valores da CNA são muito importantes. Nesse momento em que vivemos, temos que nos reinventar. É lógico que a prioridade agora é a saúde de todos. Mas quando isso passar, tenho certeza de que a CNA vai poder contribuir bastante para o fortalecimento e o desenvolvimento do esporte brasileiro”, afirmou Virna, medalhista de bronze com a Seleção Brasileira de vôlei feminino nos Jogos Olímpicos de Atlanta (1996) e Sydney (2000).

Diálogo, fórum e paradesporto

Em sua fala de boas-vindas aos membros da CNA, Marcelo Magalhães ressaltou que as portas da Secretaria estão sempre abertas para todos da comissão. Ele lembrou que a Secretaria do Paradesporto deverá ser oficializada em breve dentro da estrutura da Secretaria Especial. Magalhães adiantou que está em processo de criação um fórum para que empresários, membros da CNA, atletas e integrantes da secretaria possam debater os rumos do esporte no país.

“Nós precisamos ter sempre essa comunicação aberta e estreitar esse relacionamento com a CNA e com os atletas para que possamos ouvir todos os lados. Desta forma, encontrar as soluções para desenvolver o esporte brasileiro”, ressaltou Marcelo Magalhães.

Conheça a CNA

A Comissão Nacional de Atletas (CNA) é resultado de uma antiga reivindicação da classe. Durante os Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, esportistas como Aurélio Miguel, Luiz Felipe Azevedo, Oscar Schmidt, Lars Grael e Torben Grael já levantavam a ideia de conquistar uma maior participação na política esportiva nacional. Desde então, os atletas vinham tentando encontrar uma forma de estabelecer uma relação mais próxima com o governo.

A proposta de gestão participativa coincidiu com o anseio dos atletas, viabilizando a criação da comissão, em 17 de outubro de 2000. Depois de nove anos de inatividade, a Comissão Nacional de Atletas foi reativada no dia 29 de abril de 2015.

Atualmente, foi instituída à Comissão Nacional de Atletas no âmbito do Ministério da Cidadania, enquanto órgão colegiado de assessoramento para construção da Política Nacional de Esporte.

Mais em Olimpíada