Siga o OTD

Judô

COB faz reunião para discutir o judô para Tóquio 2020

Reunião traz representantes da Confederação Brasileira de Judô, dos clubes e medalhistas olímpicos históricos da modalidade

Rafael Bello/COB

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) recebeu nesta segunda-feira (5) uma comitiva formada por diversos representantes do judô brasileiro. O objetivo foi realizar uma reunião de alinhamento e atualização do trabalho em conjunto que está sendo realizado para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

Assim, Rogério Sampaio, diretor-geral, e Jorge Bichara, diretor de esporte do COB, se reuniram com o presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Silvio Acácio Borges e gestores da Confederação. Além deles, as comissões técnicas das seleções principal e de base e representantes dos clubes Pinheiros, Sogipa, Instituto Reação e Minas Tênis Clube, principais fornecedores de atletas para a seleção. A visita ilustre ficou por conta dos medalhistas olímpicos Douglas Vieira, prata em Los Angeles-84, Walter Carmona, bronze em Los Angeles-84, e Aurélio Miguel, campeão olímpico em Seul-88 e bronze em Atlanta-96.

Rogério Sampaio destacou a importância da troca de ideias entre os agentes envolvidos na preparação do judô. “Com essa união e com um trabalho bem organizado, a gente fica muito próximo de conseguir um resultado positivo. É esse somatório de forças, como o que fizemos aqui hoje, que vai garantir nosso êxito”, disse o diretor-geral do COB.

Primeiramente, depois da abertura do encontro feita pelo presidente da CBJ, o gestor, Robnelson Ferreira, apresentou o planejamento estratégico até 2020. Em seguida, Marcelo Theotônio, gestor das equipes de Base, falou sobre o desempenho do judô nos Mundiais Sub 18 e Sub 21. Por fim, Ney Wilson, gestor de alto rendimento, encerrou as apresentações discorrendo sobre os resultados da equipe olímpica em 2018 e o planejamento para 2019.

“É importante vir ao COB discutir os projetos futuros, reunindo atletas do passado, representantes dos principais clubes do Brasil, comissão técnica das seleções principal e de base e gestores da CBJ. É uma forma de mostrar o que estamos realizando para buscar o resultado que almejamos”, conclui Silvio Acácio Borges, presidente da CBJ.

Para Walter Carmona, portanto, o envolvimento de diversos representantes do judô brasileiro na preparação da equipe que disputará os Jogos Olímpicos de Tóquio fortalece as chances da modalidade manter a tradição de conquistas de medalhas olímpicas.

“É muito interessante e produtivo estar aqui na casa dos atletas, discutindo em alto nível diversos assuntos que influenciam no resultado esportivo. É muito importante afinarmos o trabalho entre COB, Confederação e Clubes, dando ênfase em alguns movimentos, de modo a continuar com a nossa tradição de trazer medalhas para o Brasil, afirmou Carmona.

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Judô