Siga o OTD

Olimpíada

COB contrata gerente de educação e prevenção ao doping

O médico Christian Trajano será o responsável por liderar o processo de educação e prevenção no esporte olímpico brasileiro

Rafael Bello/COB
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) está implementando a área de Educação e Prevenção ao Doping em seus quadros. Por isso, o médico Christian Trajano, ex-diretor técnico da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), foi contratado para liderar o processo de elaboração e aplicação do Programa, em apoio às ações da Agência Mundial Antidopagem (WADA) e da ABCD.
A área de Educação e Prevenção ao Doping do COB atuará em diversas frentes, como, por exemplo, a criação de um aplicativo para mobile learning, uma plataforma de ensino à distância (EAD), além de ações presenciais no Centro de Treinamento, com palestras e seminários de educação integrantes das missões organizadas pelo comitê e para o público interno.
“Vamos também integrar as ações de educação e prevenção de doping aos cursos de formação de treinadores do Instituto Olímpico Brasileiro, o braço de educação do COB. Em um segundo momento, vamos utilizar o Transforma, programa de promoção dos Valores Olímpicos do COB, para fazer a educação antidopagem chegar às gerações mais jovens”, disse Christian Trajano.
As ações da nova área reforçam a conformidade do comitê com o Código Mundial Antidopagem da WADA. “O COB sempre fez um trabalho de alerta aos perigos da utilização de substâncias proibidas junto aos nossos atletas olímpicos. Mas, como a preocupação com esse tema aumentou nos últimos anos, o COB entendeu a importância da contratação de um especialista no assunto para aprofundar ainda mais esse trabalho de educação e prevenção, desenvolvendo mecanismos para aumentar o conhecimento dos nossos atletas nessa área”, disse o diretor geral do COB, Rogério Sampaio.
O COB, irá desenvolver ações de educação e prevenção focadas no movimento olímpico, pois é signatário do Código Mundial Antidopagem. “É importante pontuar que a ABCD é quem determina e realiza os testes de controle de dopagem no país, além de gerir os resultados de uma análise positiva e o encaminhamento para julgamento na Justiça Antidopagem, estas ações são exclusivas da ABCD”, disse Christian Trajano.

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Olimpíada