Siga o OTD

Saltos Ornamentais

Coaracy Nunes é afastado pela Justiça da presidência da CBDA

Coaracy Nunes

Nesta tarde, a juíza da 25ª Vara Cível do Rio de Janeiro, Simone Gastesi Chevrand, ordenou o afastamento de Coaracy Nunes então presidente da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos). A liminar afasta do cargo o cartola que há 29 anos comandava a entidade e nomeou  como interventor o advogado Gustavo Licks.

A decisão é mais um imbróglio na Justiça envolvendo a CBDA, cuja eleição para escolher seu novo presidente foi adiada por decisão judicial. O pleito estava marcado para o último dia 18 mas não ocorreu após uma liminar conquistada pela nadadora Joanna Maranhão que iniciou todo o processo que terminou nesta quarta-feira por causa da mudança estatutária que reduziu o poder de voto dos atletas na eleição.

Toda essa confusão é parte da maior crise da história dos esportes aquáticos do Brasil. Coaracy Nunes é investigado por mau uso do dinheiro público e a CBDA sofreu com o corte de mais de 70% do patrocínio dos Correios.

O reflexo disso tudo é que, pelo menos por enquanto, apenas oito atletas devem representar o Brasil na natação no Mundial de Esportes Aquáticos, marcado para o meio do ano em Budapeste, enquanto os outros esportes não devem nem conseguir viajar para a Hungria por falta de recursos.

Para todos os efeitos, é bom que se tenha consciência de que a temporada de 2017 para os esportes aquáticos está perdida. A natação, carro-chefe da CBDA, deverá ter uma participação muito modesta no Mundial de Budapeste. Os demais esportes então, possivelmente nem conseguirão viajar, por falta de recursos. O legado deixado pelos 29 anos de mandato de Coaracy Nunes será apenas um atraso lamentável na modalidade. Seu final de carreira como dirigente esportivo não poderia ser mais triste.

Fonte: Laguna Olímpico

 

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Saltos Ornamentais