Siga o OTD

Natação

 

Depois de ganhar o Maria Lenk, Minas vence também o Troféu José Finkel



Equipe mineira confirma favoritistmo e encerra a temporada com mais um título nacional, superando Pinheiros e UniSanta em São Paulo.



Minas Tênis Clube vence o Troféu José Finkel
Minas Tênis Clube vence o Troféu José Finkel (Foto: CBDA)

O Minas Tênis Clube confirmou sua relevância na natação nacional ao conquistar o título do Troféu José Finkel 2025, principal competição de natação de piscina curta do calendário brasileiro. A disputa ocorreu ao longo de cinco dias no clube Clube Paineiras do Morumby, em São Paulo.

Vitória com folga no Troféu José Finkel

O time mineiro acumulou 2.449 pontos ao final da competição, superando com folga seus adversários. O segundo colocado foi o Esporte Clube Pinheiros, com 2.027 pontos, enquanto a UniSanta (Associação Atlética) ficou em terceiro lugar com 1.353 pontos.

Vale destacar que o Minas Tênis Clube já havia vencido também o Troféu Maria Lenk 2025, completando assim o ciclo das principais competições da temporada.

Destaques técnicos individuais

Apesar do título coletivo ficar com o Minas, alguns atletas merecem menção especial:

  • Na prova dos 400 m livre feminino, a melhor marca técnica foi da Agostina Hein (Pinheiros), com 4:07.43.
  • Nos 400 m livre masculino, o destaque foi o atleta do Minas, Eduardo Moraes, com 3:48.08.
  • Os prêmios de “atleta mais eficiente” foram para Guilherme Costa (Sesc), que somou 145 pontos, e Agostina Hein (Pinheiros), com 206 pontos.

Recordes batidos

Cinco recordes de campeonato foram registrados ao longo da disputa:

  • Agostina Hein – Pinheiros – 400 m livre (4:07.43)
  • Eduardo Moraes – Minas – 400 m livre (3:48.08)
  • Gabrielle Roncatto – UniSanta – 800 m livre (8:32.42)
  • Guilherme Costa – Sesc-RJ – 1500 m livre (15:11.63)
  • Guilherme Costa – Sesc-RJ – 800 m livre (7:56.88)
  • Maria Fernanda Costa – UniSanta – 200 m livre (1:58.17)

Essa avalanche de performances mostra não apenas a força dos clubes-topo, mas também o crescimento da natação brasileira em piscina curta.

Olhando para 2026

Com essa vitória, o Minas entra em 2026 como o clube-referência na piscina curta. Mas a competição internacional não espera: os atletas precisarão manter e melhorar suas marcas, e os clubes adversários certamente traçarão planos para encostar. Assim, 2026 promete uma temporada com disputas ainda mais acirradas.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Formada em jornalismo pela UFMG. Mineira morando no Rio apaixonada por esportes radicais e praticante amadora de natação.

Mais em Natação