A temporada 2025 da Copa do Mundo de natação nesta sexta-feira (10). A primeira etapa será em Carmel, Indiana (EUA), e contará com cinco representantes brasileiros entre os mais de 30 países participantes. O evento será disputado em piscina curta (25m) e abre a série de três etapas do circuito. As outras serão em Westmont (17 a 19 de outubro) e Toronto (23 a 25 de outubro).
- Paredão do Minas amassa apático Praia Clube na Superliga Feminina
- União Corinthians vence o Brasília no tempo extra pelo NBB
- Osasco supera o Mackenzie e assume a liderança da Superliga
- Yasmin Mota fica a uma colocação do pódio no Individual Geral do Sul-Americano
- Brasil brilha no Parapan de Jovens com 12 medalhas e recorde
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
O grupo brasileiro em Carmel será formado por Fernando Scheffer, Matheus Gonche, Caue Gluck, Fernanda Celidonio e Nathalia Almeida. Os cinco estão inscritos em múltiplas provas ao longo do fim de semana.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Brasileiros em ação
O medalhista olímpico Fernando Scheffer disputa as provas de 100m, 200m e 400m livre, enquanto Matheus Gonche compete nos 50m e 100m borboleta, além do 200m livre. Jovem promessa de 18 anos, Cauê Gluck também nadará os 200m e 400m livre, em sua primeira participação em uma competição internacional sênior.
Entre as mulheres, Fernanda Celidonio, de 21 anos, terá uma agenda intensa, com participações nos 200m livre, 100m peito e provas de medley. Já a experiente Nathalia Almeida competirá em seis provas, incluindo 100m e 200m borboleta, 100m e 200m medley, e 100m costas.
Calendário dos brasileiros
Sexta-feira
- 400 m livre masculino – Cauê Gluck
- 100 m borboleta masculino – Matheus Gonche
- 100 m medley feminino – Fernanda Celidônio, Nathalia Almeida
Sábado
- 400 m medley feminino – Nathalia Almeida
- 200 m livre feminino – Fernanda Celidônio, Nathalia Almeida
- 100 m livre masculino – Fernando Scheffer
- 100 m peito feminino – Fernanda Celidônio
- 200 m borboleta masculino – Matheus Gonche
Domingo
- 50 m borboleta masculino – Matheus Gonche
- 100 m costas feminino – Nathalia Almeida
- 100 m borboleta feminino – Nathalia Almeida
- 200 m livre masculino – Fernando Scheffer, Cauê Gluck, Matheus Gonche
- 200 m medley feminino – Fernanda Celidônio, Nathalia Almeida
Estrelas internacionais e formato da competição
A etapa de Carmel inaugura o novo ciclo do circuito em piscina curta, com disputas de sexta (10) a domingo (12) — eliminatórias às 10h (11h de Brasília) e finais às 18h (19h de Brasília)
Entre as grandes estrelas internacionais confirmadas estão Thomas Ceccon (ITA), Chad Le Clos (AFS), Adam Peaty (GBR), Summer McIntosh (CAN) e Kaylee McKeown (AUS).
O circuito distribui US$ 1,2 milhão em prêmios, além de bônus por recordes mundiais e pelo “Triple Crown” — conquista das três etapas de uma mesma prova.
Tradição e estreia de Carmel como sede
Embora seja a primeira vez que Carmel receba uma etapa da Copa do Mundo, a cidade é um centro histórico da natação norte-americana. O local já sediou 11 eventos internacionais da World Aquatics, incluindo o Mundial Júnior de 2017 e a final da própria Copa do Mundo de 2022.
Com uma comunidade fortemente ligada ao esporte — o time de natação do Carmel High School é dono de 39 títulos estaduais consecutivos —, a cidade se prepara para receber alguns dos principais nomes da modalidade no IUPUI Natatorium, um dos complexos aquáticos mais modernos dos Estados Unidos.
Próximas etapas
Após Carmel, o circuito segue para Westmont (Illinois) e termina em Toronto (Canadá), cidade que sediou a primeira edição da Copa do Mundo em 1988.