Siga o OTD

Natação

World Aquatics atualiza regra sobre o nado costas

Federação internacional anunciou mudança na regra do nado costas, alterando situações nas viradas e chegada

natação nado costas Stephan Steverink regra
(Foto: Fina)

A World Aquatics (AQUA) emitiu, nesta segunda-feira (27), um comunicado atualizando a regra da natação. A nova determinação vale para o nado costas. A CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) publicou a alteração por meio de boletim.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

A principal alteração é nas viradas e na chegada da prova. Alguma parte do nadador deve quebrar a superfície da água durante o nado costas, exceto que uma vez que alguma parte da cabeça do nadador ultrapasse a bandeirinha, o nadador pode estar completamente submerso.
+ CT Paralímpico recebe 122 atletas para fases de treinamento
+ Brasil vence EUA e vai ao Mundial de basquete
+ CBV apresenta o novo Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK

Além disso, também está liberado que o nadador fique completamente submerso durante a virada, e por uma distância não superior a 15 metros após a largada e cada volta. Nesse ponto, a cabeça deve ter quebrado a superfície.

Ou seja, após a bandeirinha, é possível ficar totalmente submerso, o que não era permitido anteriormente. Essa nova regra já recebeu aprovação do Bureau e, dessa forma, já está em vigor.

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Natação