Siga o OTD

Basquete

Brasil vence EUA na última rodada e vai para o Mundial

Equipe brasileira venceu EUA por 83 a 76 no último jogo das eliminatórias para garantir a classificação

Brasil vence EUA na última rodada e vai para o Mundial de basquete
Bruno Caboclo arremessando (Foto: Divulgação/FIBA)

O Brasil está classificado para o Campeonato Mundial de Basquete 2023. Neste domingo (26), a equipe brasileira venceu os Estados Unidos por 83 a 76 na última rodada das eliminatórias do continente Americano. O resultado desta noite foi imprescindível, pois somente em caso de derrota, a Seleção ficaria fora da Copa do Mundo pela primeira vez na história.

Com isso, o Brasil terminou na quarta colocação do grupo F e garantiu a última vaga para o Mundial de Basquete. Ao longo das eliminatórias da Copa do Mundo, os comandados de Gustavo De Conti somaram 5 vitórias e apenas uma derrota na primeira fase. E, mais 8 vitórias e 4 derrotas na fase final da classificação.

+ Vôlei Renata vence Araguari e encerra sequência negativa
+ Pâmela Rosa e Ismael Henrique vencem o STU de Criciúma

+ Palmeiras faz nove e goleia na estreia do Brasileiro Feminino
+ Bia Ferreira conquista o Torneio de Strandja pela terceira vez
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Yago e Bruno Caboclo acabaram a partida como os principais pontuadores do Brasil. O ex-armador do Flamengo anotou 17 pontos, 2 rebotes e 8 assistências. Enquanto isso, Caboclo foi o cestinha com 21 pontos, 8 rebotes e 2 assistências.

O jogo

O Brasil começou a partida um pouco tenso. Os norte-americanos aproveitaram o nervosismo dos brasileiros e conquistaram a liderança do placar. Contudo, aos poucos, o jogo da Seleção fluía e a virada veio com uma boa sequência de arremessos de Bruno Caboclo. Yago também ajudou a equipe brasileira a terminar o primeiro período com 22 a 16.

A seleção iniciou o segundo quarto no mesmo ritmo da reta final da parcial anterior. A vantagem brasileira chegou a mais de 10 pontos de diferença. Porém, a equipe voltou a cometer turnovers e estacionou no placar na metade do período. Dessa forma, os Estados Unidos conseguiram uma sequência e diminuíram a distância para 4 pontos: 39 a 35.

Os Estados Unidos continuaram com o ritmo intenso no terceiro período. Por outro lado, o Brasil manteve o trabalho defensivo, mas pecava na parte ofensivo. Novamente, aos poucos, a equipe brasileira ajustou o ataque, trabalhando as jogadas dentro do garrafão e os arremessos de três pontos. Com isso, a vantagem a dobrou no fim da terceira parcial: 62 a 54.

O último quarto foi intenso. Mais uma vez, o Brasil iniciou o período cometendo erros ofensivos. Contudo, do lado norte-americano aconteceu a mesma coisa. Assim, o placar ficou estagnado para ambas as equipes durante boa parte da parcial. Com paciência, os brasileiros encaixaram o jogo e administraram a vantagem para vencer por 83 a 76.

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Basquete